Espanhóis produzem primeiro vinho azul do mundo

Bebida com inédita coloração demorou dois anos para ficar pronta

Redação Publicado em 21/07/2015, às 14h59 - Atualizado às 15h04

Sem tradição viticultora, seis jovens espanhóis inovam o mundo da enologia ao produzir o Gik, primeiro vinho de coloração azulada do mercado, feito com uvas brancas e tintas.

Ele demorou dois anos para ser desenvolvido, e os jovens tiveram ajuda de pesquisadores da Universidade do País Basco e do departamento de pesquisa alimentar do governo basco no desenvolvimento do rótulo.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

O vinho base é criado a partir de uvas vermelhas e brancas e, logo em seguida, há a adição de antocianinas e pigmentos índigos (que dão a cor azul à bebida). Por fim, acrescentam-se adoçantes para suavizar o sabor do vinho. Seus fabricantes recomendam que o vinho seja servido frio, devido à sua doçura.

De acordo com o site oficial do Gik, a cor azul do vinho representa “movimento, inovação, mudança, fluidez e infinito”. A primeira remessa para venda será em lote promocional, com custo de 10 euros a garrafa, e o plano é produzir o Gik em diferentes vinícolas espanholas, de acordo com a demanda. O vinho tem 11,50% de teor alcoólico. 

Viticultura Mercado de Vinhos Vinho doce Produção vinícola Vinho azul teor alcoólico Cor azul Vinho inovador Antocianinas Lote promocional Pesquisa alimentar Universidade do País Basco Movimento Gik Mudança Jovens espanhóis Pigmentos índigos Inovação enológica Doçura Uvas brancas e tintas