Apesar do vinho tinto ter quantidades mais significativas, algumas uvas brancas possuem grande quantidade de antioxidantes
André De Fraia Publicado em 08/09/2021, às 14h00
Dois antioxidantes identificados no vinho branco são altamente benéficos para a saúde
Pesquisadores da Dinamarca, Alemanha e Polônia identificaram dois aminoácidos presentes no vinho branco com ações antioxidantes.
Apesar do vinho ser uma bebida rica em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes que trazem inúmeros benefícios para a saúde, comumente o vinho tinto é tido como o ideal, afinal muitas dessas substâncias estão na casca da uva e passam para o vinho durante o processo de maceração – inexistente na vinificação da gigantesca maioria dos vinhos brancos.
No entanto, um estudo que será publicado na revista Food Chemistry traz uma boa nova aos amantes do estilo.
Os pesquisadores estudaram a composição química de 120 vinhos brancos e destacam que duas substâncias têm alto potencial benéfico a favor da saúde: o hidroxitirosol e o ácido gálico.
A primeira é ligada a prevenção de câncer e favorece a saúde de cabelos, olhos e pele; já a segunda é vista como benéfica ao metabolismo, à saúde gastrointestinal, neural e cardiovascular.
Indo além, nessa amostra os pesquisadores perceberam que quatro uvas brancas se destacam das demais em concentração dessas substâncias:
Lembrando que as pesquisas demonstram que as ações benéficas ocorrem apenas quando o vinho é consumido moderadamente.
Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui