Confira como a massa da pizza pode interferir na escolha do vinho e saiba como fazer uma massa de sucesso em casa
Paula Daidone Publicado em 06/07/2023, às 15h37
Dia 10 de julho é celebrado o Dia Nacional da Pizza. Uma receita italiana, mas que ganhou a mesa dos brasileiros. Por aqui, são consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia! E não existe acompanhamento melhor para ela do que uma boa taça de vinho!
É comum pensarmos nos ingredientes da cobertura para escolher o vinho, mas sabia que essa escolha deve levar em consideração o estilo de massa? Sim, a massa da pizza interfere na harmonização. Mesmo tendo um sabor bem neutro, a textura da massa pode variar e isso modifica a percepção do paladar e até no comportamento dos ingredientes da cobertura.
O preparo da pizza também é um ponto de atenção. Massa assada no forno a lenha tem alteração no sabor. A madeira em combustão dá um caráter defumado à massa e a alta temperatura do forno deixa a borda queimada. A pizza Napoletana é um exemplo de massa queimada. O estilo dessa pizza é uma massa bem fina com borda estufada e queimada.
Para pizza assada no forno à lenha, é aconselhável escolher um vinho que tenha notas aromáticas que puxam para o defumado. Assim não corre o risco de criar um amargor no paladar. Escolha o vinho de acordo com o ingrediente principal, mas busque por um exemplar que também tenha esse perfil de aroma.
Pizza de forno elétrico ou a gás tende a ser mais neutras no sabor, pois não recebem interferência do forno. Atente-se para a espessura da massa e a textura. Massa ao estilo romana, que é mais crocante, vai bem com vinhos com certa efervescência. Massa muito tipo Pan, que se assemelha a um pão, leva manteiga em seu preparo e isso pode deixar a massa untuosa. Nesse caso, é melhor escolher um vinho com acidez elevada para combater a oleosidade da massa.
Quem quiser arriscar a preparar uma pizza em casa, o chef Elzio Callefi, da Tramontina, revela que o segredo para uma massa de sucesso é o calor! É necessário que a massa asse rápido, para que ele fique crocante.
“Normalmente, a temperatura indicada para esse preparo é de 450 ºC, como os fornos convencionais não atingem essa temperatura, a dica é usar fornos elétricos em temperatura de 280 ºC. Caso não tenha forno elétrico, utilize uma pedra refratária própria para pizza que mantenha a alta temperatura na massa”, explica o chef.
Na hora de preparar a massa, o chef revela uma outra dica: “adicione um pouco de mel e açúcar, pois esses ingredientes ajudam a deixar a borda mais dourada e bonita”. Lembre-se de utilizar água morna no preparo da massa e deixe descansar por 20 minutos, essa técnica ajuda a deixar a massa mais leve para sovar com as mãos.
Agora que você já sabe como preparar e escolher um vinho de acordo com a massa da pizza, confira as dicas de harmonização para cada sabor de pizza clicando aqui.