John Shafer foi um dos percursores na produção de vinhos no Napa Valley
Redação Publicado em 17/05/2019, às 12h00 - Atualizado em 24/06/2019, às 13h34
No início de março, John Shafer, proprietário da vinícola Shafer Vineyards, no Napa Valley, faleceu. Ele tinha 94 anos e foi um dos pioneiros na região, quando ela passou a se desenvolver nos anos 1970.
Veja também:
+ Barolo perde importantes ícones
+ Rótulos do Napa Valley avaliados pela ADEGA
+ Fortaleza medieval Californiana no Napa Valley
“O mundo do vinho sempre inspirou meu pai e ele amava trabalhar com a equipe da Shafer para melhorar a qualidade, aprimorar tudo o que fazíamos, discutir projetos futuros. Ele amava o Napa Valley, trabalhou para torná-lo um lugar melhor para todos e estamos recebendo mensagens incríveis de um grande número de pessoas cujas vidas ele tocou com seu espírito generoso”, disse Doug Shafer, filho e presidente da Shafer Vineyards.
Shafer decidiu mudar sua família para Napa em 1973, após comprar uma vinícola em Stag's Leap. As vinhas haviam sido plantadas na década de 1920 e Shafer passou a década de 1970 replantando videiras de Cabernet Sauvignon. Seu primeiro vinho foi o Shafer Vineyards Cabernet Sauvignon 1978, lançado em 1981. Em 1985, Shafer mobilizou vinicultores vizinhos, incluindo Nathan Fay, Warren Winiarski, Dick Steltzner e Joseph Phelps, para solicitar que o Stag's Leap District fosse reconhecido como uma área vitivinícola americana. Ele se tornou o terceiro AVA de Napa Valley.