O governador da Califórnia, Gavin Newsom, é um investidor do vinho e foi considerado como potencial substituto de Joe Biden na corrida eleitoral
Redação Publicado em 22/07/2024, às 13h00
Sem grande surpresa, ainda que de maneira inédita na história recente dos Estados Unidos, o presidente Joe Biden anunciou ontem (21), que deixaria a corrida pela reeleição. Imediatamente diversos postulantes a vaga surgiram nos bastidores do Partido Democrata, com uma inicial preferência pela vice-presidente Kamala Harris.
Contudo, diversos nomes foram aventados pela imprensa e mesmo dentro do partido, incluindo o atual governador do estado da California, Gavin Newsom. Entre os magnatas candidatos do partido Democrata, Newson se destaca por sua ligação intima com a indústria vitivinícola, sendo fundador e dono da PlumpJack Winery.
A vinícola boutique localizada em Oakville, na Califórnia, é especializada em vinhos premium produzidos a partir de Cabernet Sauvignon. Fundada em 1997 por Newsom, e pelo compositor e filantropo Gordon Getty, o nome da vinícola é inspirado no personagem de Shakespeare, Sir John Falstaff, apelidado de "Plump Jack" pela Rainha Elizabeth, por seu espírito trapaceiro.
Logo no ano da fundação a PlumpJack Winery ganhou destaque nos Estados Unidos ao se tornar a primeira vinícola no Vale de Napa a utilizar screwcaps (rolhas de rosca) em vinhos finos. Na ocasião metade da produção do Cabernet Sauvignon Reserva foi lançada com screwcaps,o que gerou um custo adicional de US$ 10 por garrafa, em comparação com as garrafas fechadas com cortiça, elevando o valor para elevados US$ 135 (equivalente a 264,26 dólares em 2024).
LEIA TAMBÉM: Um modelo matemático pode prever a evolução dos vinhos e seus preços?
Atualmente, a PlumpJack Winery produz principalmente vinhos varietais de Cabernet Sauvignon e Chardonnay, com pequenas quantidades de Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc e Sangiovese.
A vinícola ganho reputação ainda nos anos 2000, quando o PlumpJack Cabernet Sauvignon 2001 foi nomeado Vinho do Ano de 2004 pela Wine Enthusiast e as safras de 2002 e 2004 do Cabernet Sauvignon Reserve recebendo altas pontuações do crítico de vinhos Robert Parker.