Maison Joseph Drouhin terá veleiro cargueiro para transporte de vinhos

15.000 garrafas de vinho branco Chablis e Côte de Beaune 2022 serão transportadas por veleiro cargueiro entre a França e os EUA

Redação Publicado em 02/07/2024, às 08h30 - Atualizado em 03/07/2024, às 08h30

Navio veleiro para transporte de cargas pode acomodar até 1.100 toneladas, aproximadamente 38x menos que um porta-contêineres convencional -

A Maison Joseph Drouhin anunciou que fará o transporte das primeiras 15.000 garrafas de vinho branco Chablis e Côte de Beaune 2022 a bordo do navio cargueiro Anemos, entre Le Havre, na região da Normandia, e Nova York.

O Anemos faz parte da nova geração de veleiros de carga, o primeiro de oito navios da frota da TransOceanic Wind Transport (TOWT). O barco, que tem oitenta metros de comprimento e capacidade de carga de 1.100 toneladas, está atualmente sendo finalizado em Concarneau, na França, antes de ser lançado ao mar, o que deverá ocorrer ainda no verão do hemisfério Norte.

LEIA TAMBÉM: Drouhin adquire duas novas propriedades e expande seus domínios

Comparativo entre os navios:
Veleiro convencional de grande porte: 35 toneladas
Voilier-cargo TOWT: 1.100 toneladas
Porta-contêineres: 38 000 toneladas

A iniciativa irá permitir que a navegação transatlântica, que será feita de forma sustentável, reduza as emissões de carbono em 90% e de enxofre em 98%. Ao mesmo tempo, permite a manutenção da qualidade e da integridade dos vinhos durante a travessia, que irá durar duas semanas.

Com cem hectares de videiras, incluindo quatorze grands crus e trinta premiers crus, a Maison Joseph Drouhin foi fundada em 1880 e além de administrar a propriedade de acordo com os princípios da viticultura orgânica e biodinâmica há mais de três décadas, a casa também compra uvas de produtores para completar sua produção.

Vinho Chablis Maison Transporte Nova York Joseph Drouhin eua Navio Côte de Beaune cargueiro Anemos Le Havre