O preparador físico lança seu vinho "Em Campo", além de trabalhar com Jorge Jesus e Neymar
Silvia Mascella Publicado em 06/03/2024, às 08h00
Hollywood, o mundo da música e o futebol mundial têm alguma coisa em comum: seus personagens gostam mais de vinho do que se imagina, mesmo que seus "locais" de trabalho não possam mostrar essa realidade.
Desta vez não foi um grande astro das telonas, um roqueiro quase aposentado ou um jogador cujo domínio da bola vale milhões de euros, mas alguém cujo trabalho pode não aparecer para quem observa apenas os resultados finais, mas que é essencial para quem está dentro do esporte: o preparador físico.
LEIA TAMBÉM: Novos vinhos italianos de Lionel Messi
O português Márcio Sampaio, nascido em Marvila (Santarém) pertence à equipe técnica do treinador Jorge Jesus (que atualmente comanda o Al-Hilal, na Arábia Saudita). Vale lembrar que o Al-Hilal é o time onde atuam os brasileiros Neymar, Malcom, Michael Delgado e Renan Lodi.
No Brasil Márcio Sampaio atuou no Flamengo (onde auxiliou na conquista da taça Libertadores), e em Portugal esteve em vários clubes da primeira liga, como o SC Braga, O Benfica e o Sporting Clube de Braga. A paixão pelo vinho vem de antes das salas de treino e dos campos de futebol serem seu local de trabalho. Na juventude participava das colheitas de uvas com os amigos na região onde vivia e mais tarde - por incentivo de seu sogro - passou a investir em vinhos raros e a colecioná-los.
LEIA TAMBÉM: Vinho e Futebol de mãos dadas em Bordeaux
"Este é um projeto pessoal, desenvolvido desde 2020, que une a paixão profissional do campo de futebol ao gosto pessoal pelo campo da vinha, como o mesmo sucesso", afirma Márcio Sampaio. A esposa Liliana Machado escolheu o nom "Em Campo" para o primeiro vinho tinto do marido, que terá seu lançamento oficial em Lisboa, no dia 18 de março.
"Em Campo" é um vinho Reserva da safra 2020 da DOC Tejo. Um blend das uvas Touriga Franca (35%), Syrah (35%), Alicante Bouschet (20%) Cabernet Sauvignon (7%) e Touriga Nacional (3%). Os vinhos estagiaram em barricas de carvalho de 2o e 3o uso, em separado, por 15 meses e no momento do blend foi acrescentado 10% de vinho sem passagem por madeira. Foram feitas 3100 garrafas em parceria com a Quinta do Casal Branco. "O desejo é que este, de fato, seja um vinho de Primeira Liga em que em cada gole celebremos uma vitória", declarou Márcio Sampaio.