Aos 92 anos morre André Hugel, membro da 11ª geração da Famille Hugel, um dos produtores mais influentes e conceituados da Alsácia
André De Fraia Publicado em 17/08/2022, às 09h00
Morreu, aos 92 anos, André Hugel, um dos mais influentes produtores da Alsácia e membro da 11ª geração da Famille Hugel a gerenciar a vinícola que é uma das grandes, mais influentes e conceituadas da região francesa. Segundo comunicado da família, complicações relacionadas ao COVID-19 foi a causa da morte de André.
André dirigiu a vinícola da Famille Hugel junto com seus irmãos, Jean e Georges. A história da família Hugel, e sua ligação com a Alsácia e os vinhos, remonta ao século 17, quando se estabeleceram na cidade de Riquewihr, no coração da Alsácia, em 1639.
André ingressou no negócio da família ainda jovem, depois de estágios em vinícolas em Beaune e Geisenheim. Além de produtor, ele era um historiador afiado, com um conhecimento enciclopédico da região. Sua pesquisa sobre alsacianos recrutados à força pelo exército alemão na Segunda Guerra Mundial foi publicada. André foi ainda presidente da Sociedade Arqueológica de Riquewihr e presidente do Museu de Vinhos e Vinhas da Alsácia por mais de 40 anos.
“Ele nos deixa com a memória de uma vida incrivelmente plena, devoção infalível à história da família e ternura ilimitada por seus filhos, netos e bisnetos”, disse a família em comunicado. Seus dois filhos, Jean-Philippe e Marc, são os que dirigem a vinícola enquanto a 13ª geração já é preparada para assumir a Famille Hugel.
A vinícola possui hoje 30 hectares de vinhedos na nobre zona do Alto Reno, metade dos quais classificados como Grand Cru, e ainda compra uvas de mais 100 hectares de vinhas cultivadas por produtores parceiros. Clicando aqui, pode encontrar alguns dos premiados vinhos da famosa Famille Hugel.