Vinhos poderão ter no rótulo o título de “Bourgogne Côte d’Or”
Redação Publicado em 15/03/2018, às 06h00 - Atualizado em 12/04/2019, às 10h59
Um novo nível de vinhos foi criado na Borgonha. A classificação Bourgogne Côte d’Or deve ficar entre os níveis regional e local na hierarquia da região. Ela não é uma denominação em si, mas a 14a AOC regional. No entanto, ela deve ser vista como o topo da pirâmide regional, logo abaixo do nível Village. Traduzindo: na hierarquia da Borgonha há os Grand Cru, os Premier Cru, os Village e os Regionais.
Para um vinho ser Bourgogne Côte d’Or, a densidade de plantio de videira deve ser de,
no mínimo, 9.000 plantas por hectare, em comparação com um mínimo de 5.000 plantas por hectare para as outras denominações regionais da Borgonha.
Além disso, apenas as uvas Pinot Noir podem ser usadas para os tintos, e elas podem vir de todas as cidades da Côte de Beaune e Côte de Nuits, do sul de Dijon até Maranges.
Estima-se que 1.000 hectares de vinhedos serão destinados para os primeiros vinhos do nível Bourgogne Côte d’Or. Acredita-se que o novo nível de vinhos provavelmente custará “cerca de 20% mais” do que outros vinhos regionais da Borgonha, mas serão mais baratos do que os vinhos de nível Village.