Polícia Militar de Cascavel fez várias apreensões de vinhos da Argentina, fruto de contrabando
Sílvia Mascella Publicado em 18/06/2024, às 08h00
O Batalhão da Polícia de Fronteira e a Polícia Militar do estado do Paraná realizaram, na 5ª feira da semana passada, uma operação policial na cidade de Cascavel, como parte da ‘Operação Protetor’, que resultou na apreensão de vinhos contrabandeados da Argentina num valor avaliado em 500 mil reais.
Através de informações obtidas com o serviço de inteligência sobre a chegada de um carregamento de vinhos ao Brasil, a polícia acompanhou um veículo que estaria trazendo produtos ilegalmente até a porta de uma residência. Com a abertura do portão os policiais viram caixas de vinhos na garagem e sendo tiradas de dentro do veículo.
LEIA TAMBÉM: O vinho na sua lista do whatsapp pode ser do PCC?
Durante a abordagem e vistoria do local a força policial constatou não apenas as diversas caixas de vinho na entrada da garagem, como também estantes e prateleiras com bebidas nos fundos da residência, que totalizaram 1.500 garrafas que entraram no país sem os trâmites legais.
Para conseguir retirar as caixas do local a polícia precisou utilizar o guincho da Polícia Militar, que recolheu as garrafas e encaminhou a carga para o depósito da Receita Federal de Cascavel, para os procedimentos cabíveis. Os três homens ocupantes do veículo e a proprietária da casa prestaram depoimentos mas não foram detidos. Segundo a PM, o destino final dos vinhos era a cidade de São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Operação Decanter no ES denuncia esquema de corrupção e sonegação
Já na madrugada do dia 14 de junho (sexta-feira), mais um carregamento de vinhos contrabandeados foi interceptado. Desta vez a Polícia Militar abordou um veículo na rodovia BR-277 quando o condutor chegava à cidade de Cascavel, no bairro Santos Dumont. O carro estava cheio de caixas de vinhos também trazidas ilegalmente da Argentina. O condutor foi autuado e liberado para responder ao processo e a carga também foi encaminhada para o depósito da Receita Federal.
No dia 11, também no estado do Paraná, a equipe da ROTAM abordou um caminhão na rodovia PRC-280, na altura do município de Clevelândia, que estava carregado com 130 caixas de vinhos vindos da Argentina, além de 160 caixas de camarão. O valor dessa apreensão ultrapassa meio milhão de reais, segundo a Polícia Militar do Paraná.