Os novos vinhos da Toscana feitos pelos criadores do Brunello di Montalcino

Castello di Montepò, em Scansano, no sul da costa Toscana, é o novo empreendimento da família Biondi Santi, pioneira no conceito do Brunello di Montalcino

André Mendes Publicado em 25/10/2022, às 12h45

O vinhedo com o Castello di Montepò ao fundo -

O italiano Tancredi Biondi Santi, sétima geração de uma família pioneira no conceito do Brunello di Montalcino em meados do século XIX, veio ao Brasil para o lançamento do seu novo vinho, o Sassoalloro Oro, produzido na propriedade Castello di Montepò, em Scansano, no sul da costa Toscana.

Administrada por Tancredi e seu pai, o célebre Jacopo Biondi Santi, a vinícola conta com 55 hectares de vinhedos, dos quais cerca de 85% são dedicados ao clone de Sangiovese Grosso (denominado como BBS11 - Brunello Biondi Santi 11 - que é o mesmo clone do Brunello di Montalcino de Biondi Santi), e o restante é composto pelas variedades internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot.

Lançado para celebrar os 30 anos do icônico Sassoalloro, cuja primeira safra foi em 1991, Sassoalloro Oro é resultado de vários anos de estudo entre Jacopo e Tancredi Biondi Santi em colaboração com o conceituado e respeitado enólogo consultor Donato Lanati.

É uma seleção das vinhas mais antigas de Sangiovese Grosso (BBS11) no vinhedo Aia de Clemente, de aproximadamente 6 hectares, em solo de galestro (uma marga de giz cinza-azulada).

O célebre Jacopo Biondi Santi e seu filho Tancredi 

A partir de uma vinificação pouco intervencionista, o mosto é fermentado em tanques de aço inox e, depois, o vinho envelhece durante 16 meses em botti da Eslavônia e barricas de carvalho francês sem tosta. Foram produzidas pouco mais de 1.000 caixas.

No mesmo evento, Tancredi apresentou os outros rótulos do Castello di Montepò, que também avaliamos aqui. Confira.

JeT Rosé 2019 - AD 92 pontos - Castello di Montepò, Toscana, Itália

Esse 100% Sangiovese, sem passagem por madeira é fresco e cheio de vivacidade, mostra frutas vermelhas, notas florais e de ervas, que se confirmam na boca, tudo bem apoiado por acidez penetrante e textura cremosa e firme. O final é refinado e preciso, com toques cítricos e salinos. 

Braccale 2017 - AD 91 pontos - Castello di Montepò, Toscana, Itália

Corte tinto composto de Sangiovese (80%) e Merlot (20%), mantido em tanques de aço inox por 12 meses. Apresenta uma fruta intensa, madura e suculenta, tanto no nariz quanto no palato, seguida de notas florais, de ervas, de especiarias e terrosas. Tem acidez refrescante, taninos macios e de boa textura e final saboroso e persistente, com toques de cerejas e balsâmicos. 

Sassoalloro 2016 - AD 92 pontos - Castello di Montepò, Toscana, Itália

Este é um 100% Sangiovese, com estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês. Mostra exuberantes frutas vermelhas maduras, acompanhadas de notas tostadas, terrosas, de ervas e de especiarias, que se confirmam na boca. Estruturado e concentrado, tem acidez pronunciada, taninos arenosos e firmes e final persistente, com toques de cerejas e de grafite. 

Sassoalloro 2018 - AD 92 pontos - Castello di Montepò, Toscana, Itália

Esse 100% Sangiovese conta com estágio em barricas de carvalho francês durante 14 meses. Apresenta uma fruta madura, menos exuberante que a da safra 2016, num perfil mais contido e linear, mesmo em um contexto de boa estrutura e concentração. Tem acidez vibrante, taninos de ótima textura e final cheio e longo, com toques de cerejas negras, tostados, de especiarias e terrosos. 

Sassoalloro Oro 2019 - AD 93 pontos - Castello di Montepò, Toscana, Itália

Este é uma seleção das vinhas mais antigas de Sangiovese Grosso (do clone BBS11 - de Biondi Santi) no vinhedo Aia de Clemente, com estágio de 16 meses em botti da Eslavônia e barricas de carvalho francês sem tosta. Estruturado, potente e, ao mesmo tempo, equilibrado e preciso, é um vinho repleto de frutas vermelhas maduras, seguidas de notas balsâmicas, de especiarias, de ervas e terrosas, tudo sustentado por acidez vibrante e taninos tensos e de ótima textura. O final é suculento, persistente e profundo, com toques de cerejas, de tabaco, de folha de louro e de grafite. Está delicioso agora, mas tem tudo para ficar ainda melhor nos próximos 10 anos.

Vinho Italiano Brunello di Montalcino Jacopo Biondi Santi Tancredi Biondi Santi Castello di Montepò