Especiarias?

Gewürztraminer, curiosidades sobre a variedade branca aromática

Confira além de curiosidades sobre a Gewürztraminer, dicas de vinhos para apreciar a casta aromática

A Gewürztraminer toma tons rosados durante a colheita - Tramin - Home of Gewürztraminer
A Gewürztraminer toma tons rosados durante a colheita - Tramin - Home of Gewürztraminer

por Arnaldo Grizzo

O nome é complicado de falar – diz-se algo como “guevurstraminer” –, mas essa é uma das uvas brancas mais famosas da Alsácia e também da Alemanha, produzindo vinhos bastante aromáticos e sendo usada ainda nos clássicos vinhos de colheita tardia.

Assim como outras cepas brancas aromáticas, a, Gewürztraminer é uma variação clonal da Savagnin, mais especificamente, uma mutação da Savagnin Rose. O perfil de DNA revela que ela tem a mesma impressão digital genética, com exceção de algumas pequenas diferenças genéticas clonais, e que corresponde à mesma variedade.

A primeira ocorrência do nome Gewürztraminer apareceu na Alemanha com Johann Metzger em 1827, e a menção sugere que a mutação ocorreu na região do Rheingau, apesar do nome indicar uma outra possível origem para a casta.

Enquanto Gewürz significa “especiaria” devido ao aroma distinto da Gewürztraminer que é muitas vezes referido como “especiado”, Traminer faria alusão a cidade Termeno sulla Strada del Vino (literalmente Termeno na rota do vinho) que fica na região italiana do Trentino-Alto Ádige, fronteira com a Áustria que tem o nome Tramin an der Weinstrasse em alemão.

Gewürztraminer tornou-se a variante mais plantada de Traminer (Savagnin Blanc). As uvas, durante a colheita, geralmente tomam tons rosados, que se traduz em vinhos dourados muito profundos, às vezes com um leve tom acobreado.

Adobe Reserva Gewürztraminer 2020

Adobe Reserva Gewürztraminer 2020 - AD 90 pontos - Emiliana, Rapel, Chile

Esse vinho orgânico é elaborado exclusivamente a partir de Gewürztraminer, sem passagem por madeira. De boa tipicidade, mostra notas florais, de ervas e de especiarias picantes envolvendo sua fruta branca. Tem boa acidez, textura firme e cremosa e final agradável, que pede a companhia de comidas orientais e/ou picantes.

CASA VALDUGA TERROIR GEWÜRZTRAMINER 2021

Casa Valduga Terroir Gewürztraminer 2021 - AD 90 pontos - Casa Valduga, Serra do Sudeste, Brasil

Este 100% Gewürztraminer, sem passagem por madeira é sempre consistente, com suas típicas notas florais e de especiarias permeando sua fruta branca e de caroço. Tem final cativante, com toques de lichias e de pimenta branca, que pedem a companhia de pratos da culinária oriental.

FAMILLE HUGEL CLASSIC GEWÜRZTRAMINER 2016

Famille Hugel Classic Gewürztraminer 2016 - AD 92 pontos - Hugel, Alsácia, França

Esbanja tipicidade e intensidade aromática da Gewürztraminer, com notas de lichia, frutas cítrícas, florais e de especiarias. Tem acidez bem equilibrada ao delicado dulçor, deliciosa textura e final elegante e sedutor, com toques de toranja e de pimenta branca. 

palavras chave

Notícias relacionadas