A casta mais plantada da Áustria, a Grüner Veltliner, é uma variedade branca pouco falada, mas que encanta especialistas
por Arnaldo Grizzo
A Grüner Veltliner, a casta mais plantada da Áustria, é uma variedade branca pouco falada, mas que encanta especialistas. Recentemente, ela tem recebido bastante atenção, principalmente no mercado americano, abrindo portas com seu “gru-vee” (abreviação que em inglês lembra o termo “groovy” – algo como “legal” em português).
Apesar do nome, a casta Grüner Veltliner não tem a ver com a região de Valtelina, na Itália. O parentesco conhecido da uva vem de um cruzamento entre Traminer (Savagnin) e, provavelmente, uma vinha desconhecida encontrada em St. Georgen am Leithagebirge, na própria Áustria.
Há apenas uma vinha que mantém o DNA original desse cruzamento, com uma casta chamada então de Grün Muskateller, mas que não tem parentesco com a Moscato e foi rebatizada de St Georgener.
Uva mais plantada na Áustria, a Grüner tende a dar vinhos muito frescos e minerais, com aromas especiados e cítricos. Também pode ser usada em espumantes, assim como vinhos de estilo colheita tardia.