O Barolo do Sul

Aglianico, conheça a casta responsável pelo “Barolo do Sul”

A casta Aglianico tem origem ainda incerta, mas os vinhos que ela produz no sul da Itália são comparados a grandes nomes como o Barolo

A Aglianico em um dos seus novos terroirs, a Austrália - Reprodução - Purple Hand Wines
A Aglianico em um dos seus novos terroirs, a Austrália - Reprodução - Purple Hand Wines

por Arnaldo Grizzo

A Aglianico é uma das uvas mais comuns das regiões do sul da Itália, principalmente nas regiões da Campania, Basilicata, Puglia, Molise e Calábria, gerando vinhos muito concentrados e tânicos, ela é responsável por vinhos clássicos como os Taurasi

Há diversas hipóteses sobre a origem da Aglianico, uma delas diz que seria uma uva de origem grega, pois o nome derivaria de “hellanico”.

Contudo, essa teoria hoje é pouco aceita apesar de alguns sinônimos serem Ellanico e Ellenico, porém, estudos de DNA mostram que a Aglianico não tem parentesco próximo com nenhuma uva grega moderna, tendo mais semelhanças com outras uvas do sul da Itália, como a Aglianicone.

A sua origem pode estar um tanto quanto a oeste da península Itálica, já que a primeira menção a Aglianico é de 1520 pelo conde de Conversano que aponta para a origem espanhola do nome (já que os espanhóis dominaram a Itália Central nos séculos XV e XVI) e derivaria de llano (ou plano), dando origem à La Glianica (ou seja, a uva da planície).

O certo é que a casta é bem antiga, tanto que alguns autores especulam que a Aglianico possa ser a uva usada no mais famoso vinho do Império Romano, o Falerno.

Além do sul da Itália, onde dá origem a diversos vinhos, incluindo o Taurasi, dito “Barolo do Sul”, a Aglianico é pouco difundida pelo mundo, com plantações na Austrália e na Califórnia.

Degustamos e Gostamos

Mastroberardino Irpinia Aglianico 2018

Mastroberardino Irpinia Aglianico 2018 - AD 92 pontos - Mastroberardino, Campania, Itália

Este vinho traz a pura tipicidade da Aglianico, o estágio de 10 a 12 meses em barricas de carvalho, ajuda a trazer complexidade para esse vinho extremamente gastronômico, não dá para imaginá-lo longe da mesa, de preferência na companhia de preparações que levem cogumelos ou trufas.

Vinosia Neromora Aglianico 2018

Vinosia Neromora Aglianico 2018 - AD 90 pontos - Vinosìa, Campania, Itália

Esse 100% Aglianico tem suas uvas cultivadas no distrito de Paternopoli, no coração de Irpinia, região tradicional da casta. De boa tipicidade, mostra os taninos firmes e a acidez pulsante que pedem a companhia de carnes vermelhas ensopadas.

palavras chave

Notícias relacionadas