Descubra as nove regiões vinícolas imperdíveis do sul da França
Ao Sul da França, em Provence, 88% da produção de vinhos é dedicada ao rosé e conta com nove regiões vinícolas imperdíveis
por Redação
Com os Jogos Olímpicos de Paris a uma semana de distância, conheça a Provence, onde 88% da produção de vinhos é dedicada ao rosé. Localizada entre o rio Rhône e a Côte d'Azur, essa região vitivinícola é famosa por sua diversidade geográfica e climática, que proporciona condições ideais para a produção de vinhos excepcionais
A região de Provence abrange aproximadamente 240 quilômetros de comprimento e 160 quilômetros de norte a sul, com clima tendo muitas horas de sol e chuvas moderadas, aliado ao famoso vento Mistral, ajuda a manter os vinhedos secos e livres de pragas. A geografia diversificada, com cordilheiras que proporcionam encostas suaves e vales protegidos, influencia diretamente os vinhos produzidos. Os solos variados vão desde calcário a xisto cristalino. A presença de plantas aromáticas selvagens, como alecrim, zimbro, tomilho e lavanda, conhecidas como "Garrigue" ou "Maquis", contribui para os sabores únicos da região.
Com mais de 36 variedades de uvas permitidas, incluindo algumas obscuras e únicas, a Provence produz uma grande variedade de vinhos brancos e tintos. Uvas brancas como Rolle, Ugni Blanc e Bourboulenc, junto com tintas como Grenache Noir, Syrah e Mourvedre, são amplamente cultivadas na região.
Há nove principais regiões vinícolas da Provence, que vão desde os vinhedos de Bandol, conhecidos por seus tintos intensos de Mourvèdre, até as encostas íngremes de Bellet, onde são cultivadas uvas únicas como Braquet e Folle Noir.
Côtes de Provence É a maior AOC e o maior produtor, com cerca de 75% da produção de vinho (dos quais 89% são rosés), sendo também a região mais diversificada. Existem quatro “sub-regiões” geográficas em Côtes de Provence: Sainte-Victoire, La Londe, Fréjus e Pierrefeu.
Coteaux d’Aix en Provence Em segundo lugar em tamanho, esta região é fortemente influenciada pelos famosos ventos Mistral. Seus rosés geralmente são uma mistura de Grenache, Mourvèdre, Cinsault, Syrah e Counoise. Cabernet Sauvignon também é cultivado aqui.
Coteaux Varois de Provence Também conhecida como “Coração da Provence”, esta região fica no meio área e apresenta cordilheiras de calcário onduladas, resultando em uma multiplicidade de mesoclimas. Novamente, os rosés dominam, feitos de Cinsualt, Mourvedre, Grenache e Syrah, com brancos dominados por Rolle.
Les Baux de Provence Esta é provavelmente a parte mais quente da Provence. Localizada ao norte da antiga cidade de Arles, a área leva o nome da cidade fortificada do século XIII, Baux. Les Baux também se destaca por produzir predominantemente vinhos tintos, com Grenache, Syrah, Cinsault e Cabernet Sauvignon em destaque.
Cassis Cassis, ao longo da costa mediterrânea da Provence, é conhecida por seus íngremes penhascos de calcário branco do Massif des Calanques. Os vinhedos foram praticamente destruídos pela epidemia de filoxera no século XVIII, mas foram replantados e agora Cassis é conhecida pela produção de vinhos brancos.
Bandol Vizinho de Cassis, Bandol tem solos de marga arenosa e calcário perfeitos para Mourvèdre. Mas também produz brancos de Clairette com Ugni Blanc ou Bourbouenc, e rosados. Contudo, é famosa pelos tintos ricos e intensos feitos com até 95% de Mourvèdre e envelhecidos em carvalho por pelo menos 18 meses.
Palette Localizada abaixo dos Coteaux d'Aix-en-Provence, Palette é a menor AOC da Provence. Os vinhedos foram plantados nos solos de calcário e argila pelos romanos por volta de 100 a.C. e a área agora abriga mais de 25 variedades.
Bellet Os vinhedos de Bellet cercam a cidade de Nice, na ponta leste da Provence. Esta região também se destaca pelo uso de algumas variedades de uvas pouco comuns. A principal branca é a Rolle (Vermentino), sendo esta a única AOC da Provence autorizada a utilizar a Chardonnay. Os vinhos tintos e rosés são predominantemente elaborados com Braquet e Folle Noire.
Pierrevert Pierrevert é a AOC mais recente (1998) e a mais ao norte da Provence. Localizada nos Alpes de Haute Provence, ao lado do Luberon, há uma influência do Rhône tanto nas variedades de uvas quanto no estilo. As regras da área ditam que no mínimo 50% do vinho deve ser feito no método "saignée", o único lugar onde essa técnica é permitida. O método saignée normalmente envolve “sangramento” do líquido de um tanque de mosto para vinho tinto nos estágios iniciais do processo de vinificação.
Veja abaixo a lista com os melhores vinhos da região de Provence recentemente degustados pela Revista ADEGA