Veja dicas de como harmonizar vinho com fondue de carne
por Paula Daidone
A harmonização de fondue de carne é feita com vinho tinto. Mas o estilo do vinho varia de acordo com a preparação da carne: na chapa ou em óleo. No caso da versão em óleo, a carne crua é frita em imersão, o que dá um caráter oleoso ao prato. Por isso, a melhor opção é um vinho com acidez elevada e tanino moderado; como o Merlot.
O fondue preparado na chapa dá à carne sabor mais acentuado e textura mais firme. A combinação também é feita com vinho tinto, mas aqui você pode abusar de tanino e corpo e optar por vinhos de uvas mais intensas, como Malbec e até Tannat.
Normalmente, o fondue de carne é servido com molhos, como vinagrete, mostarda, molho de alho, entre outros. Para completar a combinação, escolha vinhos com aromas semelhantes ao sabor do molho escolhido, como, por exemplo, Cabernet Sauvignon, que tem aromas herbáceos e casará bem com molho de ervas ou chimichurri.
Caso o fondue seja de carne branca, como ave e suíno, é possível optar por um vinho branco encorpado. Agora se o preparo for frutos do mar, como camarão, por exemplo, você tem um leque maior de opções: desde um vinho branco aromático ou um rosé de cor clara até um espumante brut.