Publipost

Tannat Day: 14 de abril é celebrado o dia da uva símbolo do Uruguai

A data foi criada pela INAVI como forma de promover a uva ao redor do mundo

Imagem Tannat Day: 14 de abril é celebrado o dia da uva símbolo do Uruguai

por Redação

Uva símbolo do Uruguai, a Tannat tem um dia só dela: 14 de abril. A data foi criada pelo Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai (INAVI) e foi escolhida em homenagem ao falecimento de Don Pascual Harriague, responsável por plantar as primeiras vinhas da variedade em solos uruguaios.

Don Pascual Harriague nasceu na França, na mesma região de origem da Tannat: Madriran, próximo aos Pirineus. Mudou-se para o Uruguai por volta de 1850 para trabalhar na pecuária. Apaixonado por vinho, Harriague testou durante anos o cultivo de algumas variedades de uva na região de Salto. Até que lhe chegou aos ouvidos que haviam viticultores estrangeiros adaptando vinhas de seus países ao solo argentino. 

Em 1870, Don Pascual Harriague decidiu então apostar na variedade de sua terra natal e plantou as primeiras videiras de Tannat. Ele apresentou seus primeiros vinhos em 1887, que receberam elogios e prêmios internacionais nas exposições mundiais de Barcelona e Paris em 1888 e 1889. O sucesso foi tanto, que em alguns lugares do Uruguai, passaram a chamar a uva de Harriague, em sua homenagem. 

Hoje, o Uruguai é referência mundial no cultivo da uva e produção de vinhos com a Tannat. O país possui 1.562,3 hectares dedicados à cultivar, o que representa 26,9% de toda a superfície de vinha plantada e 27,8% de toda a produção de vinho.

Como são os vinhos de Tannat do Uruguai
O vinhos elaborados com a Tannat no Uruguai são poderosos e elegantes. Apresentam cor escura, taninos marcados, teor alcoólico médio, aromas intensos de frutas pretas maduras e delicadas notas de violeta. A uva tem boa afinidade com carvalho e, para moderar sua adstringência, costuma ser cortada com a Merlot ou com a Cabernet Sauvignon. No geral, são vinhos prontos para beber em um prazo mais precoce que seus irmãos franceses, por isso não precisam de longo tempo na adega para estatem perfeitos.

Conheça os vinhos elaborados com a Tannat no Uruguai mais bem avaliados pela Revista ADEGA:

palavras chave

Notícias relacionadas