Você sabia?

Confira curiosidades sobre as uvas Lambrusco

A variedade... ou melhor, as variedades são típicas da região de Emília-Romagna

Imagem Confira curiosidades sobre as uvas Lambrusco

por Arnaldo Grizzo

Quando falamos de Lambrusco, talvez seja mais fácil “resumir” falando que se trata de um famoso frisante tinto. No entanto, essa generalização é pobre, pois Lambrusco pode ser bem mais que isso.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Quando falamos da variedade, na verdade, precisamos falar sobre diversas cepas que recebem a alcunha de Lambrusco, sendo que há quatro denominações de origem também chamadas Lambrusco. Confira:

  • Dezena
    Pelo menos dez cepas recebem o nome de Lambrusco, sendo que todas estão relacionadas à região da Emília-Romagna, na Itália, e não são clones umas das outras.
  • Nomes
    Lambrusco Barghi, Lambrusco di Fiorano, Lambrusco di Sorbara, Lambrusco Graparossa, Lambrusco Maestri, Lambrusco Marani, Lambrusco Montericco, Lambrusco Oliva, Lambrusco Salamino e Lambrusco Viadanese.
  • Mais comum
    A variedade de Lambrusco mais plantada é a Salamino, que recebe esse nome devido ao formato cilíndrico do cacho. Ela dá nome à DOC Lambrusco Salamino di Santacroce.
  • DOC
    São quatro denominações de Lambrusco: Salamino di Santacroce, Grasparossa di Castelvetro, di Sorbara, na região da Emília-Romagna, e Lambrusco Mantovano, na região da Lombardia.
  • Sorbara
    A variedade Lambrusco di Sorbara talvez seja a mais respeitada. Leva o nome da vila onde se originou, e é usada por produtores que querem fazer Lambruscos mais sérios.

palavras chave

Notícias relacionadas