Mundovino

Angelo Gaja é homenageado com o prêmio “Enólogo dos Enólogos”

O enólogo recebeu o prêmio do instituto Masters of Wine por seu primoroso trabalho na Itália

por Redação

Criado em 2011 pelo instituto Masters of Wine, o prêmio Winemakers’ Winemaker deste ano foi concedido para Angelo Gaja, o revolucionário do Piemonte. O prêmio reconhece realizações notáveis no campo da produção de vinho e é dado por um painel de enólogos que integram o Masters of Wine, além dos vencedores dos anos anteriores.

Leia também:

+ Produtores clássicos de Piemonte

Marc Almert é eleito o melhor sommelier do mundo

Becky Wasserman-Hone entra para o Hall da Fama da revista Decanter

Adrian Garforth, presidente do instituto, disse: “Não consigo pensar em ninguém mais digno para receber essa honra. Angelo nunca teve medo de desafiar convenções e normas, mas sempre comprometido com os mais altos padrões de qualidade. Juntamente com a sua família, mas também através do Instituto Grandi Marchi, continua a promover os mais elevados padrões de excelência, cultura e tradição no vinho italiano”.

Gaja nasceu em Alba, Itália, em 1940. Em 1961 ingressou no negócio da família e, em 1969, assumiu a gestão. A esposa de Gaja, Lúcia, ajuda-o a administrar o negócio, junto com seus três filhos, Gaia, Giovanni e Rossana. A vinícola Gaja é dona de propriedades no Piemonte e na Toscana. Em 2017, a família Gaja empreendeu uma joint-venture com a família Graci, com vinhedos no Etna, na Sicília.

“No começo da minha carreira, eu olhei para o Masters of Wine como um raro clube especializado com uma cultura imensa e inacessível. Quando recebemos um grupo de Masters of Wine em Barbaresco em 1973, oferecemos a eles o que considerávamos nossas melhores safras. Eles falavam muito apenas sobre a safra de 1961 – suas opiniões sobre as outras safras eram severas. No começo, me senti desanimado, mas depois percebi que eles estavam certos. Foi uma lição útil com a qual nos inspiramos para recuperar a clareza dos nossos vinhos. Ao longo dos anos, toda vez que tive a chance de conhecer um Master of Wine, sempre aprendi algo novo”, afirmou Gaja ao receber seu prêmio na Prowein.

Antes de Gaja, receberam o prêmio: Peter Sisseck (2011), Peter Gago (2012), Paul Draper (2013), Anne-Claude Leflaive (2014), Egon Müller (2015), Alvaro Palacios (2016), Eben Sadie (2017) e Jean-Claude Berrouet (2018).

Vinhos de Angelo Gaja avaliados pela ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas