Cientistas descobriram que componentes encontrados no vinho tinto, nas frutas e nos legumes, podem servir de proteção contra diabetes tipo 2,
por Redação

De acordo com pesquisas feitas por cientistas da University of East Anglia e do Kings College London, comer alimentos ricos em flavonoides e antocianinas, componentes encontrados em chás, chocolates e vinhos tintos, pode oferecer proteção contra diabetes tipo 2.
Para chegar a essa conclusão, duas mil mulheres saudáveis foram convidadas a preencher um questionário alimentar para estimar a quantidade total de flavonoides consumidos a partir da ingestão de ervas e legumes.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
No caso, foi analisada a quantidade de flavonoides no organismo após a ingestão de salsa, tomilho e aipo, além da quantidade de antocianinas, componentes encontrados em frutas vermelhas, vinho tinto e outras frutas e legumes. “Nós descobrimos que quem consumia muita antocianina e flavonoides apresentava menor resistência à insulina”, afirmou a professora Aedin Cassidy, da UEA’s Norwich Medical School e líder das pesquisas.
De acordo com resultados publicados no Journal of Nutrition, foram encontrados, nesses mesmos alimentos, componentes capazes de diminuir a inflamação que, quando crônica, está associada a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer. “A alta resistência à insulina está relacionada ao diabetes tipo 2, então o que estamos vendo é que as pessoas que comem alimentos ricos em flavonoides e antocianinas, como frutas vermelhas, ervas e vinho tinto, são menos propensas a desenvolver a doença”, afirma Aedin.
+lidas

A embalagem mais leve ajuda a preservar o meio-ambiente

A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

Na véspera da colheita, tempestade de granizo atinge vinhedos na Espanha

UE aprova acordo com o Mercosul e abre novo horizonte para o mercado de vinhos

Taylor Swift impulsiona vendas de vinho com aparição discreta em documentário