UOL - O melhor conteúdo
Vinho tinto & saúde

Pesquisa mostra que vinho tinto pode proteger contra diabetes tipo 2

Cientistas descobriram que componentes encontrados no vinho tinto, nas frutas e nos legumes, podem servir de proteção contra diabetes tipo 2,

por Redação

vinho tinto
Flavonoides presentes no vinho tinto são benéficos

De acordo com pesquisas feitas por cientistas da University of East Anglia e do Kings College London, comer alimentos ricos em flavonoides e antocianinas, componentes encontrados em chás, chocolates e vinhos tintos, pode oferecer proteção contra diabetes tipo 2.

Para chegar a essa conclusão, duas mil mulheres saudáveis foram convidadas a preencher um questionário alimentar para estimar a quantidade total de flavonoides consumidos a partir da ingestão de ervas e legumes.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

No caso, foi analisada a quantidade de flavonoides no organismo após a ingestão de salsa, tomilho e aipo, além da quantidade de antocianinas, componentes encontrados em frutas vermelhas, vinho tinto e outras frutas e legumes. “Nós descobrimos que quem consumia muita antocianina e flavonoides apresentava menor resistência à insulina”, afirmou a professora Aedin Cassidy, da UEA’s Norwich Medical School e líder das pesquisas.

De acordo com resultados publicados no Journal of Nutrition, foram encontrados, nesses mesmos alimentos, componentes capazes de diminuir a inflamação que, quando crônica, está associada a diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer. “A alta resistência à insulina está relacionada ao diabetes tipo 2, então o que estamos vendo é que as pessoas que comem alimentos ricos em flavonoides e antocianinas, como frutas vermelhas, ervas e vinho tinto, são menos propensas a desenvolver a doença”, afirma Aedin.

palavras chave

Notícias relacionadas