Revista ADEGA
Busca

Purple Rain

A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

Processo de direitos autorais envolve vinícola americana e legado do artista Prince já dura meses


Vinícola do estado americano de Ohio conseguiu registrar o nome "Purple Rain" para um de seus vinhos
Vinícola do estado americano de Ohio conseguiu registrar o nome "Purple Rain" para um de seus vinhos

De um lado, o trabalho de um artista mundialmente conhecido, a propriedade intelectual de uma de suas criações (música, título de álbum e filme) e do outro uma vinícola do estado americano de Ohio que conseguiu registrar o nome Purple Rain para um de seus vinhos, comercializado desde 2016.

É claro que os controladores da herança do artista, conhecido como Prince, não acharam isso um sucesso nem de público, nem de crítica.

O processo foi iniciado no ano passado com o objetivo de invalidar a trademark que a vinícola obteve, pois, segundo os controladores da herança, o nome gera confusão e faz com que as pessoas imaginem que há uma conexão entre o vinho e a obra de Prince. A vinícola L'uva Bella, localizada na pequena cidade de Lowellville, no estado de Ohio, argumenta que como Prince não consumia bebidas alcoólicas, e isso era amplamente conhecido por seus fãs, as pessoas não iriam associar o vinho ao musicista.

“Purple Rain" não é uma expressão ou palavra na língua inglesa. Prince escolheu a frase e a fez famosa, conhecida em todo o mundo, e para a maioria das pessoas essas duas palavras juntas imediatamente remetem à imagem do artista e ao seu famoso trabalho", dizem os advogados que entraram com a ação. Quem vai decidir agora o que acontece é o U.S Trademark Trial and Appeal Board (a corte de apelação das marcas registradas dos EUA). Enquanto isso, a vinícola já prevê estender a marca Purple Rain para outros produtos, como uma Sangria.

Ah! Pra quem está se perguntando qual vinho é o Purple Rain, é um vinho de mesa doce, feito com a uva Concord.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Ebook ADEGA - Os melhores de 2021

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 22/03/2022, às 10h00


Mais Mundovino