UOL - O melhor conteúdo
Novas gerações e inovação

5 grandes forças que vão moldar o mercado global de vinhos em 2025

Relatório do IWSR revela os 5 maiores impactos e tendências do mercado de vinhos para 2025

Imagem 5 grandes forças que vão moldar o mercado global de vinhos em 2025

por Redação

O mercado global de vinho em 2025 será moldado por cinco grandes forças: mudanças demográficas, busca por saúde e bem-estar, pressões econômicas, inovação e o papel crescente das novas gerações. É o que aponta o relatório Global Wine Trends Executive Summary 2024, divulgado pelo IWSR (International Wine & Spirits Research), uma das maiores referências globais em análise de consumo de bebidas.

Segundo o IWSR, o consumo de vinho enfrenta uma retração estrutural em diversos países, resultado do envelhecimento do público, da moderação impulsionada por preocupações com saúde e da queda no poder de compra.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Entre 2021 e 2024, cinco milhões de consumidores de vinho deixaram o mercado nos principais países analisados. Porém, o estudo foca principalmente na queda de consumo na Europa, o que não reflete a realidade de países de todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, embora a população adulta tenha crescido em 9,5 milhões desde 2022, o número de consumidores mensais de vinho aumentou apenas 500 mil. 

Ainda assim, há sinais positivos entre os Millennials. Pessoas entre 30 e 40 anos demonstram maior interesse, disposição para gastar mais e engajamento com a categoria. 

LEIA TAMBÉM: Leilão milionário de adega terá vinhos raros de Bordeaux e Borgonha

Outro destaque é o crescimento dos vinhos de baixo ou zero teor alcoólico, especialmente espumantes. Segundo o relatório, vinhos tranquilos com menos álcool registraram crescimento médio de 22% ao ano entre 2018 e 2023, com previsão de 15% ao ano até 2028.

O avanço da moderação também afeta o consumo em geral: 40% dos entrevistados em 17 mercados disseram estar reduzindo o álcool; 28% buscam gastar menos; e 23% consomem menos por conta dos preços mais altos.

Vinhos sustentáveis, naturais e orgânicos também ganham espaço, alinhados com os valores ambientais das novas gerações. E a sustentabilidade deverá se tornar parte da identidade da marca, deixando de ser apenas ação de marketing.

palavras chave

Notícias relacionadas