Leilão da Christie’s reúne quase 2.500 garrafas raras da coleção de Jörg Bucherer que inclui rótulos de Bordeaux e da Borgonha
por Redação
A Christie’s anunciou que irá leiloar 2.474 garrafas de vinhos raros da adega particular de Bucherer, com valor total estimado em £1 milhão. A venda será realizada online entre 16 e 30 de abril e promete atrair colecionadores e investidores de todo o mundo, destacando-se pelo volume e pela procedência impecável da coleção.
Entre os 238 lotes ofertados estão seis magnums do lendário Château Haut-Brion 1989, avaliadas entre £16.000 e £20.000, além de 12 garrafas de Le Pin 1990 (£28.000–£35.000) e 12 garrafas de Romanée-St-Vivant 1999 do Domaine Leroy, com estimativa entre £45.000 e £60.000 — todos mantidos em suas caixas de madeira originais.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A coleção inclui ainda rótulos de prestígio da Borgonha e de Bordeaux, além de 312 garrafas de vinhos espanhóis, como Vega Sicilia. De acordo com a Christie’s, os vinhos foram armazenados sob condições ideais — parte em Lucerna, em ambiente natural, e outra parte em uma adega climatizada na residência de Bucherer em Marbella.
Falecido em 2023 aos 87 anos, Bucherer era conhecido por sua discrição e por comandar a tradicional relojoaria e joalheria suíça que leva seu nome, vendida à Rolex pouco antes de sua morte. Apesar de reservado, era um notório amante do vinho e costumava levar garrafas de sua adega pessoal a restaurantes favoritos.
LEIA TAMBÉM: França realoca 9 milhões de euros para jovens viticultores
Os lucros serão revertidos para a Fundação Jörg G. Bucherer, voltada para projetos nas áreas de arte, ciência, inclusão de crianças com deficiência e bem-estar de idosos. Mesmo em um mercado pressionado, a Christie’s aposta no apelo de coleções de proprietário único como esta para atrair grandes lances.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
França questiona estratégia da UE em guerra comercial com EUA
Justiça espanhola arquiva caso de fraude em vinhos
Vinícolas da Turquia ganham espaço no mercado internacional
Terra de tintos famosos, o Médoc passa a ter vinhos brancos em sua denominação