• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Escola do vinho

    Por que o termo “claret” virou sinônimo do vinho de Bordeaux?

    Como nasceu a expressão Claret que marca tanto os vinhos de Bordeaux e como ela evoluiu

    Claret foi o nome dado pelos ingleses para a bebida rosada escura que era produzida em Bordeaux
    Claret foi o nome dado pelos ingleses para a bebida rosada escura que era produzida em Bordeaux

    por Arnaldo Grizzo

    O termo Claret está intimimante ligado ao vinho de Bordeaux, mas o que significa um vinho ser claret?

    Apesar de a história do vinho bordalês remontar ao tempo da conquista romana na Gália, quando os primeiros vinhedos foram plantados, ou talvez ainda antes disso, de volta à época da invasão visigoda em 400 a.C., quando já havia alguns sinais de viticultura no local, pode-se dizer que a fama de Bordeaux nasceu em um período conturbado da Idade Média, por volta do século XII, quando o “claret” ganhou a Inglaterra.

    Claret foi o nome dado pelos ingleses para a bebida rosada escura que era produzida em Bordeaux na ocasião. Esse estilo de vinho prosperou em terras bordalesas até o século XVIII. No entanto, apesar de Bordeaux ter se tornado sinônimo de blends mais potentes com o passar dos anos, o termo claret permaneceu. Até hoje, muita gente, especialmente os britânicos, ainda chamam qualquer tinto bordalês de claret.

    • A temperatura influencia na colheita da uva?

    O uso indiscriminado do termo fez com que surgissem variações e claret também se tornou sinônimo de um vinho tinto condimentado. Aliás, há quem acredite que, por causa disso, a origem seja anterior à ocupação inglesa de Bordeaux, já que claret seria uma variação do latim clarus ou claratum, que designaria uma bebida de cor pálida. A mistura de vinho, especialmente os mais leves, com especiarias, é uma tradição desde os povos antigos e permaneceu durante séculos.

    A evolução do Claret
    A fama do claret começou a se formar mesmo no século XII e a batalha pelo porto de Bordeaux


    A ideia de o claret ser mais do que apenas um vinho rosado sustenta-se no fato de haver receitas para prepará-lo que datam da Renascença, quando Francisco I, da França, um amante da boa mesa, consumia grandes quantidades de vinho.

    Seu preferido era o claret cuja preparação consistia em: “colocar em uma bolsa: 20 gramas de canela, 20 gramas de gengibre, 20 gramas de flor de noz-moscada, 7 gramas de cravo, 7 gramas de noz-moscada, 3 gramas de anis, 3 gramas de cardamomo em pó. Despeje o vinho tinto, em seguida, torça o pano”.

    • Produtores de Portugal recorrem ao governo para interferir no preço das garrafas

    Comércio intenso

    No entanto, a fama do claret começou a se formar mesmo no século XII, quando Henrique Plantagenet, futuro Henrique II, rei da Inglaterra, casou-se com Eleanor da Aquitânia – duquesa da Aquitânia, Gasconha e Normandia, condessa de Anjou, Maine e Touraine, ex-esposa de Luís VII, rei da França. Ela foi uma das mulheres mais ricas e poderosas da Europa na Idade Média, herdeira de grandes porções de terra, e o casamento com Henrique fez com que a Inglaterra dominasse grande parte do oeste da França, incluindo, obviamente, Bordeaux.

    Apesar de ter sido um porto de comércio importante durante o Império Romano, na era medieval, o porto de La Rochelle, mais ao norte de Bordeaux, era mais próspero e relevante. No entanto, quando os franceses atacaram a Aquitânia, La Rochelle logo sucumbiu e Bordeaux se tornou a principal ligação comercial com a ilha inglesa.

    Na época, como dito anteriormente, o vinho bordalês não tinha grande reputação – descrito, aliás, como insípido e, muitas vezes, costumava ser “melhorado” com vinhos de Cahors, por exemplo. Ainda assim, graças ao intenso comércio entre continente e ilha – era a maior rota de navios do mundo na época –, o claret ganhou força e mais de 900 mil hectolitros chegaram a ser exportados para os britânicos. Com essa profusão de vinho francês, dito “clairet”, logo os ingleses adaptaram o nome para “claret” e o termo pegou.

    • Do fogo ao gelo, conheça o vinho feito com uvas congeladas

    Do claret ao Bordeaux

    Vale lembrar que até o século XVII, os “grandes” vinhos bordaleses eram de Graves ou Saint-Émilion, pois ainda não existiam os famosos Châteaux do Médoc, como Lafite, Latour, Margaux e Mouton, por exemplo. Até essa época, boa parte dos locais onde hoje estão vinhedos clássicos de Bordeaux eram, na verdade, pântanos alagados. O nascimento desses clássicos só ocorreu graças à drenagem da região feita por holandeses.

    por-que-o-termo-claret-virou-sinonimo-do-vinho-de-bordeaux
    O claret, até o século XII era um vinho sem reputação destinado ao consumo nas tabernas mais simples

    Pouco antes, porém, um célebre produtor de Graves, Arnaud III de Pontac já havia aberto uma taverna em Londres para vender seus vinhos. A “Pontack’s Head” vendia o Haut-Brion. Nessa época, há indícios de que os vinhos bordaleses já haviam mudado consideravelmente, parecendo mais com os blends que conhecemos atualmente.

    O domínio inglês em Bordeaux também havia terminado. Britânicos ou quaisquer outros estrangeiros estavam proibidos de estabelecer suas próprias operações dentro dos limites da cidade. Assim, eles se estabeleceram nas margens do Garonne, na Quai des Chartrons. O comércio com a ilha continuava intenso e, para os ingleses, os clarets já haviam se tornado sinônimo de vinho bordalês. Nessa época, floresceram os “new french clarets”, os vinhos dos Châteaux, apreciados pela aristocracia inglesa.

    • Seleção com os melhores vinhos de Malbec por até R$ 100

    Mais de 110 milhões de garrafas faziam o trajeto entre Bordeaux e os portos de Bristol, Londres, Leith e Dumbarton anualmente. Estima-se que, no século XIV, havia tanto vinho francês no mercado britânico que cada habitante da ilha, incluindo mulheres e crianças, teria acesso a seis garrafas por ano.

    Apesar de os franceses nunca terem adotado o termo claret, mesmo com o enorme sucesso no mercado britânico, recentemente, em 2011, a associação de vitivinicultores locais decidiu adotá-lo para se referir a vinhos leves e frutados, fáceis de beber, de denominações mais genéricas de Bordeaux. Há até uma denominação genérica Bordeaux Clairet para vinhos de cor rosada profunda ou vermelha mais pálida – que imitariam os antigos clarets. No entanto, hoje, o termo, quando usado, refere-se genericamente aos tintos de Bordeaux, sem especificar o estilo.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    VinhoBordeauxO que significa o termo ClaretClaretHenrique IIInglaterra, curiosidades do vinho

    Notícias relacionadas

    Imagem VÍDEO! O que é o açúcar residual nos vinhos e como percebê-lo

    VÍDEO! O que é o açúcar residual nos vinhos e como percebê-lo

    Imagem VÍDEO! Qual a função das roseiras nos vinhedos?

    VÍDEO! Qual a função das roseiras nos vinhedos?

    Imagem VÍDEO! Dupla decantação no vinho: técnica, usos e cuidados

    VÍDEO! Dupla decantação no vinho: técnica, usos e cuidados

    Imagem VÍDEO! Vinho de Talha: O método ancestral da vinificação portuguesa

    VÍDEO! Vinho de Talha: O método ancestral da vinificação portuguesa

    Imagem VÍDEO! Usos incomuns do vinho ao longo da história

    VÍDEO! Usos incomuns do vinho ao longo da história

    Há sensações que só são proporcionadas por um vinho velho

    A verdade sobre o envelhecimento do vinho

    Aprenda técnicas eficazes para remover rolhas quebradas sem estresse e impressione com suas habilidades

    Rolha quebrou? Veja como salvar o vinho sem estresse

    A garrafa com relevo das chaves cruzadas de São Pedro e a tiara papal foi instituída em 1937

    Châteauneuf-du-Pape e as origens de um ícone do Rhône

    Conheça a direita e a esquerda mais famosa do mundo do vinho

    Margem direita ou esquerda: como entender os vinhos de Bordeaux

    Imagem VÍDEO! Entenda como a fermentação cria o vinho

    VÍDEO! Entenda como a fermentação cria o vinho

    Mouton Rothschild e a arte da paciência

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    OIV apoia pesquisas para o futuro do vinho
    1

    OIV apoia pesquisas para o futuro do vinho

    A bebida oriental
    2

    A bebida oriental

    Sabia que Aragonez, Tinta Roriz e Tempranillo são nomes diferentes da mesma casta?
    3

    Sabia que Aragonez, Tinta Roriz e Tempranillo são nomes diferentes da mesma casta?

    Portuguesa, com certeza. A francesa, porém, alentejana, Alicante Bouschet
    4

    Portuguesa, com certeza. A francesa, porém, alentejana, Alicante Bouschet

    O vinho na história da arte
    5

    O vinho na história da arte

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group