• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Furto de vinhedos

    Contrato romano do século IV revela como vinhedos eram protegidos no Egito

    Papiro egípcio mostra que donos de vinhedos contratavam guardas para impedir roubo

    por Redação

    furto vinhedos
    Contrato dizia que guarda era responsável por vigiar os vinhedos e evitar roubos

    Um contrato feito para um guarda de vinhedo romano em um pedaço de papiro, datado do século IV D.C, encontrado no Egito do período romano e decifrado por Kyle Hems, da University of Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, mostra que a preocupação com o roubo de uvas em vinhedos é bastante antiga. A descoberta foi publicada no Boletim da Sociedade Americana de Papirologia.

    De acordo com o site Live Science, o documento, escrito em grego, era destinado a um homem chamado Flavius, que seria responsável por vigiar um vinhedo perto da aldeia de Panoouei, no Egito. O texto dizia: “A partir do dia de hoje até a colheita e o transporte dos frutos, serei responsável por cuidar desse vinhedo de modo que não haja negligência. Mas, com a condição de receber um pagamento por todo o tempo acima mencionado”.

    Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

    A tradução é uma evidência de que o problema de roubo de uva antes mesmo da colheita não é um fenômeno moderno. Afinal, ainda hoje existem casos de produtores que perdem parte de suas plantações por conta de ladrões ou mesmo devido a animais. O guarda Flavius, por sinal, também estaria encarregado de espantar porcos selvagens.

    Na mesma pesquisa, Hems encontrou evidências que falavam de paredes de pedra e torres de vigia que eram empregadas para impedir a entrada de pessoas indesejadas nos vinhedos da região, que, na época, era governada pelo Império Romano do Oriente, assim como também fala de um outro guarda que teria sido atacado por "criminosos violentos" na tentativa de defender o roubo das uvas.

    De acordo com Kyle Hems, como o papiro encontrado estava incompleto, não foi possível identificar o quanto Flavius teria recebido por realizar o serviço.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    História do vinhoarqueologia do vinhosegurança em vinhedospapiro romanocontrato de guardavinhedos na antiguidadeEgito romanoroubo de uvasviticultura romanaKyle Hems

    Notícias relacionadas

    Barricas

    Lafleur estreia fora da apelação Pomerol com safra 2025

    Vinho raro ilustração

    Garrafa de Château d’Yquem 1811 volta a leilão na França

    Redutivo e oxidativo são termos para definir estilos de vinificação. Oxidado e reduzido são descritores de um vinho numa degustação

    O que é um vinho reduzido e como diferenciá-lo de um vinho oxidado?

    O ato de brindar está presente em diversas culturas e épocas da história

    Por que brindamos? Descubra a origem e o significado do brinde com vinho

    Wolfgang Amadeus Mozart teve sua vida e obra marcadas por uma intensa produção musical e pela convivência com os círculos mais altos da sociedade europeia do século XVIII

    A relação entre Mozart, vinho e ópera: da taça à partitura

    Conheça o vinho doce produzido nas temperaturas mais extremas

    Já ouviu falar de vinho feito com uvas congeladas?

    O Liebfraumilch, por muitos anos, só tinha propriedade para ser gerado de frutas provenientes de vinhedos alcançados pela sombra da alta torre da Liebfrauenkirche, o que delimitava a um terroir bastante pequeno

    Por que o Liebfraumilch ficou conhecido como “o leite da Virgem Maria”?

    Ilustração

    Vinho de George Lucas foi servido às estrelas em jantar de Cannes

    Ilustração

    Geada histórica ameaça safra de vinhos na Hungria

    Ilustração

    Bordeaux: história, terroir e os vinhos da região

    Château d'Yquem

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    Guia para decifrar os nomes e siglas em uma garrafa de Champagne
    1

    Guia para decifrar os nomes e siglas em uma garrafa de Champagne

    Blaufränkisch: a variedade tinta que é um espelho da vitivinicultura da Europa Central
    2

    Blaufränkisch: a variedade tinta que é um espelho da vitivinicultura da Europa Central

    Rótulos de capas antigas da revista são destaque
    3

    Rótulos de capas antigas da revista são destaque

    Lafleur estreia fora da apelação Pomerol com safra 2025
    4

    Lafleur estreia fora da apelação Pomerol com safra 2025

    Garrafa de Château d’Yquem 1811 volta a leilão na França
    5

    Garrafa de Château d’Yquem 1811 volta a leilão na França

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group