UOL - O melhor conteúdo
Vida saudável

Vinhos sustentáveis e de baixo teor alcoólico ganham espaço

Millennials e GenZ buscam rótulos de vinhos mais sustentáveis e que tenham menor teor alcoólico

Imagem Vinhos sustentáveis e de baixo teor alcoólico ganham espaço

por Redação

O mercado global de vinhos vive um momento de transformação, impulsionado pela busca por moderação no consumo, maior consciência ambiental e mudança nos hábitos das novas gerações. Em meio à queda nos volumes gerais, segmentos como os vinhos sustentáveis, orgânicos, naturais e de baixo ou nenhum álcool vêm ganhando relevância, especialmente entre Millennials e a Geração Z.

Segundo o relatório Global Wine Trends Executive Summary 2024, do IWSR (International Wine & Spirits Research), o crescimento desses produtos reflete uma nova demanda de consumidores que desejam alinhar prazer e responsabilidade.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Os espumantes sem álcool, por exemplo, já representam 70% do volume global do segmento “no/low alcohol”, enquanto os vinhos tranquilos com baixo teor alcoólico têm mostrado o maior crescimento — com uma taxa média anual de 22% entre 2018 e 2023, e previsão de 15% ao ano até 2028.

Essa tendência é especialmente forte entre os mais jovens, que adotam estilos de vida mais conscientes, valorizam a saúde e buscam equilíbrio no consumo de álcool. Nos Estados Unidos e na Itália, dados do Observatório Uiv-Vinitaly indicam que a prática de “períodos dry” — abstinência temporária do álcool — é mais comum entre consumidores com menos de 44 anos, especialmente na Geração Z.

LEIA TAMBÉM: Jovens impulsionam o mercado de vinhos premium

Os vinhos sustentáveis e naturais também vêm ganhando espaço, impulsionados pela crescente preocupação ambiental e pelo desejo de consumir produtos com menos intervenções químicas. Embora sejam percebidos como mais caros, são cada vez mais valorizados por consumidores que buscam autenticidade e propósito nas marcas que consomem.

Essa evolução aponta para uma nova fase do mercado, onde valor, identidade e responsabilidade caminham juntos. Para produtores e marcas, entender e atender a esse perfil de consumidor torna-se fundamental para garantir relevância e crescimento no cenário atual.

palavras chave

Notícias relacionadas