Chateau Montelena investe em Carneros com novo vinhedo de Chardonnay
por Redação
O icônico Chateau Montelena, responsável por colocar o Chardonnay californiano em evidência mundial após sua vitória no histórico Julgamento de Paris de 1976, acaba de anunciar a aquisição de 29,5 hectares de vinhedo em Carneros, localizado ao sul dos condados de Napa e Sonoma, na Califórnia.
Localizada cerca de 43 quilômetros ao sul da sede da vinícola, em Calistoga, a nova propriedade está aos pés do Monte Veeder, em uma área com solos argilosos bem drenados e presença de terra vulcânica vermelha — condições ideais para o cultivo de uvas brancas de qualidade.
LEIA TAMBÉM: ProWine São Paulo 2025 abre credenciamento
A região de clima frio é reconhecida pela excelência na produção de Chardonnay e Pinot Noir. Situada próxima à baía de San Pablo, tem clima mais fresco e com maior influência marítima do que outras áreas de Napa e Sonoma. Essa característica torna Carneros ideal para o cultivo de uvas como Chardonnay e Pinot Noir, especialmente voltadas para vinhos brancos elegantes e espumantes.
Por sua localização, Carneros funciona como uma espécie de ponte entre Napa e Sonoma, sendo uma das poucas AVAs que se estende por dois condados.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
A aquisição marca um movimento estratégico da vinícola, que busca garantir a continuidade e o aperfeiçoamento de seu Chardonnay diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Fundado em 1882 por Alfred L. Tubbs e nas mãos da família Barrett desde os anos 1970, o Chateau Montelena se consolidou como símbolo de qualidade e longevidade no vinho americano. A plantação das primeiras vinhas em Carneros está prevista para o próximo ano, dando início a um novo capítulo na história da vinícola.
+lidas
Como um erro mudou a história dos vinhos de colheita tardia
Adegas lendárias e o simbólico Châteauneuf-du-Pape estrelam leilão raro da Christie’s
O vinho do Papa: a história por trás do Clos de l’Oratoire des Papes
As características que diferenciam os Champagnes mais vendidos do Brasil
Corrida contra tarifas faz exportações de vinho italiano crescerem