Mundovino

Marc Almert é eleito o melhor sommelier do mundo

O alemão Marc Almert recebeu o título durante competição organizada pela Associação Internacional de Sommeliers

por Redação

O alemão Marc Almert, de 27 anos, se tornou o 16º vencedor da principal competição de sommeliers do mundo (o evento foi criado em 1969 pela Associação Internacional de Sommeliers). Almert superou 66 candidatos de 63 país em provas realizadas na Antuérpia, na Bélgica. Nina Jensen, da Dinamarca, ficou em segundo lugar, e Raimonds Tomsons, da Letônia, em terceiro. Os três competiram numa grande final ao vivo com plateia.

Leia mais:

Guia prático do bom sommelier

O que faz e qual a origem do termo sommelier

Quem entende de vinho é sommelier ou enólogo?

Andres Rosberg, presidente da Associação Internacional de Sommeliers, elogiou a habilidade dos competidores e o conhecimento de novas variedades de uvas e regiões produtoras de vinho. “Continuamos testando cada vez mais, e eles continuam reagindo incrivelmente bem, passando pelos testes como se não fossem nada”, disse Rosberg.

A prova final consistiu de sete testes que misturaram serviço, provas às cegas, teoria e harmonização entre comida e vinho. Entre as provas estava servir Vin de Constance com cubos de gelo, decantar uma garrafa de Vega Sicilia, degustação às cegas de 10 destilados e sugerir combinações de vinho para um menu com apenas um minuto de visualização.

“É muito difícil manter o foco, concentrar-se no nariz e no palato e identificá-los corretamente. Este é um nível tão alto que você nunca sabe como está indo quando está no meio da tarefa”, afirmou Almert. “Ficamos muito felizes em ver uma propagação tão grande em todos os continentes e felizes em ver mulheres passarem para a final. Isso mostra que a profissão está se tornando mais dinâmica”, avaliou o campeão.

Durante o evento, Rosberg anunciou a criação do prêmio Gerard Basset Lifetime Achievement em homenagem ao sommelier falecido recentemente. O prêmio será oferecido a um sommelier que cause impacto no setor.

palavras chave

Notícias relacionadas