A curadoria da exposição quer dar ao visitante a oportunidade de explorar o lugar que ocupa o vinho e as bebidas alcoólicas nas obras de Picasso, através de uma enorme variedade de temáticas e de obras
Silvia Mascella Rosa Publicado em 19/04/2022, às 04h10 - Atualizado às 08h00
A frase toda, desse homem genial é: "Eu gosto de todas as pinturas. Eu sempre olho para as pinturas ruins e as boas, nas barbearias, nas lojas de móveis, nos hotéis interioranos. Eu sou como um bebedor que precisa de vinho. Desde que seja vinho, não importa qual vinho seja" - Pablo Picasso
A exposição “Picasso, L'effervescence des formes” (Picasso, a efervescência das formas) abriu na última sexta-feira (15 de abril) no museu Cité du Vin, em Bordeaux, e segue até 28 de agosto, com ingressos a 10 euros.
Continua após a publicidade
A curadoria da exposição quer dar ao visitante a oportunidade de explorar o lugar que ocupa o vinho e as bebidas alcoólicas nas obras de Picasso, através de uma enorme variedade de temáticas e de obras (são mais de 80 entre pinturas, desenhos, cerâmicas etc.).
Prestando homenagem à diversidade de obras e de suportes que Pablo Picasso utilizou, as obras apresentadas vieram de museus importantes como o Museu Nacional de Picasso em Paris e o Museu Picasso de Barcelona, entre tantas outras instituições e até coleções particulares. o trabalho do artista, onde as bebidas alcoólicas estão incluídas, mostra cafés, restaurantes, retratos de pessoas bebendo ou pensativas ao lado de taças, além de pinturas com garrafas, copos e objetos de sua fase cubista.
Segundo a curadoria, as obras escolhidas têm evocações marcantes, por vezes dramáticas e impregnadas de catolicismo e de mitologia greco-romana.
Nascido em Málaga, na Espanha em 1881, Pablo Picasso foi grande na arte, nas paixões e na eloquência. Quem descobriu seu talento (e o incentivou) foi o pai que era também um pintor e professor de arte. Ensinou e encaminhou o filho para estudar na Escola de Belas Artes de Barcelona e na Real Academia de San Fernando. Pablo Picasso faleceu na França em 1973, deixando uma enorme obra.
Para visitar a exposição em Bordeaux, a direção do Museu Cité du Vin recomenda que os ingressos sejam comprados antes e existe a possibilidade de reservar dia e horário de visita, além de um passeio guiado. Finalizamos com duas frases do gênio:
"O mundo não faz sentido. Então por que eu tenho que pintar coisas que façam?"
"Toda criança é um artista. O problema é como seguir sendo um artista quando a gente cresce"