Garrafas de 6 litros dos Superblends 802.A e 802.B terão o custo inicial de 25 mil dólares cada
André De Fraia Publicado em 07/04/2022, às 16h00
Os NFTs – Not Fungible Token ou Token Não Fungível em português – vieram para ficar e o mundo do vinho se aproveita da nova moda.
A australiana Penfolds anunciou o lançamento de dois rótulos dos seus Supreblends safra 2018 que serão comercializados como NFTs. Ou seja, o consumidor comprará o token único que está ligado à uma garrafa. Inicialmente o comprador receberá apenas um recibo digital de compra que servirá como um comprovante da operação e confirma a autenticidade das garrafas. As garrafas estarão nas instalações da BlockBar, empresa que utiliza a tecnologia de NFT para o mercado de bebidas, em Cingapura aguardando que o comprador vá resgatar sua garrafa física.
Os vinhos são provenientes dos terroirs de Barossa Valley, McLaren Vale e Coonawarra. Ambos são cortes de Cabernet Sauvignon (68%) com o restante (32%) de Syrah e passam 22 meses em barricas de carvalho americano. O amadurecimento é feito de forma separada e o blend é feito apenas o período.
Os nomes remetem as parcelas dos vinhedos Superblend 802.A e Superblend 802.B. “O lançamento desses NFTs Superblend especiais segue dois lançamentos Penfolds x BlockBar NFT de grande sucesso. A resposta até agora tem sido extremamente positiva. Penfolds é o primeiro NFT vinculado a um barril de 2021 Magill Cellar 3, vendido em menos de 12 segundos por US$ 130.000. Nosso segundo lançamento da NFT, vinculado a 300 garrafas de Magill Cellar 3 2018, esgotou em menos de 10 horas. Estamos ansiosos para ver a resposta ao nosso lançamento Superblend”, disse Kristy Keyte, diretora de marketing da Penfolds.
Para participar do leilão, os lances podem ser feitos via BlockBar.com das 09 horas – horário de Brasília – de segunda-feira, 11 de abril de 2022, até as 09 horas de quarta-feira, 13 de abril de 2022, o lance inicial é de US$ 25.000.