7 dicas de como degustar sua própria garrafa de vinho em um restaurante
Silvia Mascella Publicado em 23/02/2024, às 08h00
Levar uma garrafa de vinho de sua própria adega para um restaurante pode parecer estranho para algumas pessoas, mas essa prática não é incomum e nem deselegante. É preciso, no entanto, seguir algumas regras simples.
Muitos restaurantes aceitam que os clientes levem seus próprios vinhos para serem degustados no estabelecimento. Entretanto, a maioria cobra um valor extra por isso - e é permitido fazer essa cobrança. A "taxa de rolha", é o valor pago pelo serviço de vinho no restaurante, ou seja, deixar a bebida na temperatura certa, abrir, servir e fornecer taças adequadas.
LEIA TAMBÉM: Dicas imperdíveis para degustar como um profissional
Veja a seguir algumas dicas de ADEGA para você aproveitar seus vinhos especiais com aquela refeição escolhida a dedo:
1 - O mais importante é se informar se o restaurante aceita que você leve seu vinho de casa, não chegue com o vinho sem avisar.
2 - Feito isso, peça que lhe enviem a carta de vinhos para saber se o vinho que você pretende levar não faz parte da carta da casa. Se fizer, não dá pra levar, mesmo que você tenha pago bem mais barato por ele do que custa no restaurante.
3 - Tudo certo com o vinho? Faça reserva e pergunte o valor da taxa de rolha, normalmente ela custa o valor da garrafa de vinho mais barata da carta, ou 50% dela.
4 - Nunca leve um vinho muito abaixo do valor dos vinhos da carta da casa. Bons restaurantes escolhem os vinhos de sua carta com critérios específicos para harmonizar com os pratos. Nem sempre eles serão baratos.
5 - O vinho, em princípo, deve ser escolhido para harmonizar com a refeição servida, com exceção de um grande Champagne para uma ocasião especial.
6 - Seja discreto ao trazer o vinho. Leve-o numa bolsa específica para transporte e entregue-o diretamente ao maître ou sommelier, antes mesmo de ir tomar seu lugar à mesa, para que ele tome as providências de levar o vinho à temperatura correta.
LEIA TAMBÉM: Qual a ordem correta para a degustação de vinhos?
7 - Considere a possibilidade de consumir um vinho ou uma taça de vinho da carta do restaurante, principalmente se a casa não cobrar taxa de rolha. Por exemplo: um espumante de entrada ou um vinho de sobremesa.
8 - Cobrada taxa de rolha ou não, deixe um valor de gorjeta equivalente ao que seria dado caso tivesse sido consumido um vinho da carta. Acrescente isso ao valor final da nota.