Primeiro relatório do Wine Institute da Califórnia traz boas notícias sobre a safra 2022
André De Fraia Publicado em 08/11/2022, às 09h00
O Wine Institute, órgão que representa mais de 1.000 vinícolas dos Estados Unidos, lançou seu primeiro relatório sobre a safra 2022 da Califórnia, estado que representa 80% da produção de vinho do país.
Segundo o relatório, os vinicultores preveem que 2022 produzirá vinhos memoráveis de grande concentração e complexidade. “Acho que será uma safra bastante intensa – concentrada e poderosa”, diz Nate Weis em resposta ao Wine Institute, ele é vice-presidente de viticultura das vinícolas Silver Oak e Twomey Cellars. “Em termos de qualidade, todas as variedades foram ótimas e a qualidade está acima da média”.
A colheita, segundo o relatório, foi dividida em duas fases bastante distintas. Até o início de setembro as uvas eram menores e estavam se apresentando com cores mais intensas, estruturas mais complexas e taninos mais firmes. Porém, no dia 5 de setembro, uma onda de calor extremo atingiu a região com os termômetros batendo a casa dos 44° e as uvas que ainda estavam no pé foram colhidas mais maduras, com taninos mais macios e grande concentração de sabor.
A Califórnia possui hoje pouco mais de 248 mil hectares de vinhedos, é a quarta maior região vitivinícola do mundo, com cerca da metade dos seus vinhedos certificados em programas de sustentabilidade.
Para conferir o relatório completo e com detalhes da safra 2022 em cada uma das AVA (American Viticultural Area, como são chamadas as denominações de origem nos Estados Unidos) clique aqui.