Quanto mais velho o vinho melhor?

Descubra a resposta para essa dúvida que é comum entre os consumidores de vinhos

Redação Publicado em 05/06/2023, às 10h56

-

A idade é sempre o fator determinante da qualidade de um vinho? Nem sempre, pois nem todos os vinhos são destinados a envelhecer. A maioria dos vinhos é produzida para consumo imediato, quando ainda estão jovens. Contudo, alguns vinhos se beneficiam com o passar do tempo, enquanto outros são criados com a intenção de serem apreciados após longos anos, conhecidos como "vinhos de guarda".

Vinhos destinados ao consumo precoce podem perder suas características originais e até mesmo se deteriorarem se mantidos por muito tempo na garrafa. Geralmente, vinhos tintos e a maioria dos brancos, rosés e espumantes são elaborados para serem desfrutados enquanto estão jovens e frescos. Especialmente no caso dos espumantes, o armazenamento prolongado pode ser prejudicial, pois as borbulhas desaparecem ao longo do tempo, tornando-os menos apreciáveis.

Em geral, vinhos brancos leves, rosés e espumantes são melhores consumidos em até um ano após a produção. Brancos mais encorpados ou tintos leves e menos complexos podem ser mantidos por até três anos. Já a capacidade de envelhecimento dos tintos mais complexos varia de acordo com a uva e a região de origem.

Vinho de guarda Escola do vinho Mitos