Quatro uvas gregas que você precisa conhecer

Uvas autóctones moldam o perfil do vinho grego e ampliam diversidade de estilos

Redação Publicado em 19/06/2019, às 11h00 - Atualizado em 24/06/2025, às 08h10

No campo dos tintos, a Agiorgitiko oferece vinhos de corpo médio a encorpado, com presença de fruta vermelha e estrutura equilibrada

 

Muito em decorrência de suas uvas autóctones (e não encontradas em outras partes do mundo), a Grécia oferece um amplo espectro de estilos, como se pode ver nesse resumo de importantes uvas e seus vinhos:

Moschofilero

Moschofilero

Vinhos brancos florais e muito aromáticos, leves, com boa acidez e muito agradáveis. Excelentes como aperitivos e na harmonização da culinária oriental.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

Assyrtiko

Vinhos brancos com aromas gentis, muita estrutura, acidez incrível e grande mineralidade. Grandes companheiros dos frutos do mar.

Assyrtiko

 

Agiorgitiko

Vinhos tintos com muita fruta vermelha, excelente volume de boca, boa estrutura e gulosos sem ser sobremaduros. Elaborado em estilos para consumo jovem ou para resistir ao tempo.

LEIA TAMBÉM: Exploramos os vinhos e terroirs da Grécia

Xinomavro

Os “Barolos” da Grécia. Aromas característicos de folhas de tomate e oliva. Fruta vermelha silvestre. Muita estrutura, com potentes taninos e grande acidez. Complexidade, elegância e grande capacidade de evolução.

Veja abaixo os melhores vinhos da Grécia degustados pela Revista ADEGA

Xinomavro Assyrtiko vinhos gregos uvas autóctones da Grécia vinhos tintos da Grécia Agiorgitiko vinho grego harmonização vinhos brancos gregos uvas nativas da Grécia Moschofilero