Com praticamente a safra concluída em Jerez pouco mais de 56 milhões de quilos de uva foram colhidos, um aumento de 10% em relação ao ano anterior
Glaucia Balbachan Publicado em 18/10/2021, às 16h20
Safra de Jerez tem um aumento de 10% em relação ao ano anterior
Uma das principais regiões vitivinícolas do mundo traz boas notícias da complicada safra 2021.
Jerez na Espanha teve forte calor na segunda semana de agosto o que causou boa diminuição de líquido nas bagas, levando a uma maior concentração de açucares e apresentando redução de focos de podridão, que havia inicialmente sido observado com as fortes chuvas foras de época que assolaram a Europa.
Segundo o diretor técnico do Barbadillo, Montserrat Molina, as uvas estão saudáveis. “As uvas têm muito boa saúde e apresentam características organolépticas acima da média com um grau ideal de boa acidez perfeita para vinhos brancos e frescos”.
Foram contabilizados 35,8 milhões de quilos de uvas. 7,8 milhões em Trebujena; 7,65 milhões em Sanlúcar; 3,35 em Chipiona e quantidades menores em El Puerto de Santa María e Lebrija.
Copa Jerez irá colocar o vinho da região frente a frente com grandes pratos hispânicos
E para coroar o fim de safra, o evento Copa Jerez vai unir os melhores vinhos de Jerez com a gastronomia vanguardista espanhola nos dia 9 e 10 de novembro. A celebração vai acontecer no teatro Villamarta em Jerez de la Frontera apresentando a edição mais importante e ambiciosa realizada, até então.
A copa Jerez vai contar com fórum de discussões sobre os caminhos, tendências e futuro do Sherry wine, demonstrando a importância de aplicar novas regras que vão se adaptando em tempos atuais.
Pontos altos da copa será a participação da Rússia, um mercado com projeção crescente para o estilo de Jerez, que vai se juntar ao elenco de países participantes como: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda e Espanha, que será representado pelo restaurante Venta Moncalvillo (1 estrela Michelin).
O júri dessa edição será composto por nomes de prestigio internacional como Josep Roca, (sommelier e proprietário do El Celler de Can Roca (3 estrelas Michelin), Andreas Larsson (melhor sommelier do mundo em 2007) e José Pizarro (do grupo de restaurantes Pizarro). O evento promete alavancar o estilo de vinho Jerez na companhia de pratos gastronômicos hispânicos.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui