A artista-norte americana Shrin Neshat faz parte do projeto Vendemmia d'Artista
Redação Publicado em 19/04/2019, às 13h00 - Atualizado às 13h10
A artista norte-americana Shirin Neshat foi contratada pela Tenuta d’Ornellaia, um dos principais nomes da Toscana, para fazer o design do projeto de edição limitada das garrafas da safra 2016. Esta é a 11ª edição do projeto “Vendemmia d’Artista”, e, a cada ano, um artista é comissionado.
Leia também:
+ Toscana: um roteiro enogastronômico
+ A história da produtora de vinhos italiana Ornellaia
Neshat criou uma instalação artística para a propriedade, personalizou uma série limitada de 111 garrafas de grande formato e desenhou um rótulo especial. O tema do vinho de 2016 é “La Tensione” (tensão), e o conceito de Neshat centra-se na ideia do vinho como um momento de partilha social. “Na obra criada para Ornellaia, inscrevi um poema do lendário poeta Omar Khayyam (do século X) intitulado: ‘Sem vinho puro não posso existir’. Ele escreveu mais do que qualquer outro poeta persa sobre a relação entre o vinho e a espiritualidade (Erfan)”, afirmou a artista. Neshat é fotógrafa e cineasta, e seus primeiros trabalhos se concentraram nas condições políticas e sociais da vida iraniana e muçulmana. “O ano de 2016 representa outra vindima imensamente bem-sucedida destacando todas as virtudes do clima de Bolgheri: sol abundante, sem calor excessivo, um verão seco para permitir que as uvas alcancem uma maturação e concentração perfeitas e chuva suficiente para evitar o estresse”, disse Axel Heinz, diretor de Ornellaia.
Como parte do projeto Vendemmia d'Artista, 111 garrafas de grandes formatos são leiloadas pela Sotheby’s para a caridade. São 100 double magnums (três litros), 10 Imperials (seis litros) e uma Salmanazar (nove litros). A renda será revertida para o projeto “Mind's Eye”, da Fundação Solomon R. Guggenheim.
Há dois anos, na safra 2014, o projeto Vendemmia d'Artista comissionou o brasileiro Ernesto Neto para desenhar seus rótulos.
+ Melhores rótulos de Tenuta d'Ornellaia avaliados pela ADEGA