Termos que descrevem o vinho

Enriqueça ainda mais o seu vocabulário enológico e conheça os termos indispensáveis para apreciar o vinho

Eduardo Milan Publicado em 06/08/2019, às 13h00 - Atualizado em 20/08/2024, às 11h00

O universo dos vinhos é repleto de particularidades. Uma delas é a grande quantidade de termos, palavras e expressões normalmente utilizadas para descrevê-los. Apesar dessas definições não serem exatamente rigorosas, é importante conhecê-las.

Antigamente, os críticos costumavam descrever os vinhos com metáforas bastante inventivas. Não era raro ver descrições que comparassem os aromas de um vinho ao perfume de uma mulher, ou então as “viagens” literárias eram ainda mais complexas, comparando o vinho a um “homem que caminha na selva sem medo do desconhecido”. Estranho, não? O que será que ele queria dizer com isso, muita gente se perguntava.

LEIA TAMBÉM: O que é Terroir? Conheça conexão entre solo, clima e sabor dos vinhos

Ainda hoje, as metáforas e comparações continuam, porém, os críticos tendem a descrever um vinho de forma bem mais direta e simples, com termos que qualquer pessoa possa compreender, como por exemplo: aroma de cerejas.

Por mais que você não esteja acostumado ao cheiro de cerejas, é algo “palpável”, é algo que remete a uma sensação específica de olfato.

LEIA TAMBÉM: O que significa o famoso termo francês “Cru”?

No entanto, por mais diretas que essas descrições sejam, sempre há alguns termos que, apesar de terem virado “convenções” entre os críticos e enófilos, nem sempre todo mundo compreende de primeira. 

Dessa forma, selecionamos alguns dos principais termos descritivos dos vinhos e os traduzimos para ajudar você a dar o primeiro passo para se tornar um verdadeiro connoisseur.

Guia do vinho Termos do vinho aprenda sobre vinho glossário do vinho dicionário do vinho