Um dos grandes nomes da Borgonha compra vinhedo no Oregon

Pela primeira vez em 154 anos, Maison Louis Jadot adquire vinhedos fora da Borgonha

Redação Publicado em 22/08/2013, às 10h08 - Atualizado às 11h36

Um dos produtores mais tradicionais da Borgonha, fundado em 1859 e com vinhedos em inúmeros terroirs borgonheses, pela primeira vez em sua história, comprou terras vinícolas fora de seu lugar de origem. O produtor acaba de adquirir o Resonance Vineyard, em Willamette Valley, no Oregon, uma das regiões norte-americanas famosas pela produção de Pinot Noir, uva típica da Borgonha.

Para assumir a produção nos Estados Unidos, Louis Jadot indicou Jacques Lardiere, enólogo aposentado da casa francesa. Ele ficará responsável por todas as atividades a começar pela safra 2013, na qual usará a cantina da vinícola Trisaetum.

Ex-proprietário do vinhedo, Kevin Chambers acredita que os franceses darão bom seguimento ao trabalho que vinha sendo feito. "Não é fácil deixar uma propriedade na qual se investiu de corpo e alma por 24 anos, mas ver que vai para Lardiere e o time da Louis Jadot é uma honra. Ninguém poderia pensar em uma forma melhor de passar o bastão", afirmou.

Este será o projeto de aposentadoria de Lardiere, que se desligou dos trabalhos na Louis Jadot recentemente, após 42 anos. Ele vai se mudar para a nova propriedade em breve. Segundo, Chambers, a casa francesa tem planos de continuar com a marca Resonance e de adquirir novos vinhedos na região futuramente.

 

CONFIRA:

Entrevista exclusiva e polêmica com Pierre-Henri Gagey, diretor da Louis Jadot:
"A Borgonha não existiria sem chaptalização"

 

Borgonha Oregon louis chambers jadot