Uma conversa com Alejandro Cardozo

Como o uruguaio Alejandro Cardozo se tornou uma das principais referências em enologia no Brasil

Redação Publicado em 05/02/2024, às 16h00

-

Não há estrelismo. A conversa com Alejandro Cardozo – uruguaio nascido em Montevidéu, mas que montou sua sólida carreira enológica no Brasil – é sempre franca e direta, não importa o assunto. Ele vem recebendo enorme atenção da mídia, assim como diversos prêmios e reconhecimentos recentemente. E tudo graças aos vinhos que produz, ou ajuda a produzir.

Há bastante tempo, seu trabalho com espumantes tem se destacado, tanto que, em 2005, criou a Estrelas do Brasil junto com o sócio Irineo Dall’Agnol – um projeto que, ano após ano, comprova sua excelência nesse campo. A trajetória de Cardozo é bastante longa e ele tem ido cada vez mais longe e para outras vertentes, prestando consultoria para diversas vinícolas e, com a EBV (Empresa Brasileira de Vinificações, criada em 2017 para entrar no setor de terceirização de produtos), literalmente produzindo vinhos de alta gama para várias empresas.

LEIA TAMBÉM: Uma conversa franca com Charles de Bournet, da Lapostolle

A fama de Cardozo de produzir grandes espumantes não se restringe ao Brasil. Seu nome é reconhecido em toda a América do Sul. Grande conhecedor, ele também não tem medo de experimentar e foi um dos primeiros, pelo menos por essas bandas, a apostar em mesclas com Viognier e Trebbiano, além de espumantes de única fermentação e ainda no uso de leveduras encapsuladas. Rosés, brancos e tintos – especialmente Pinot Noir – também estão em sua mira, com produtos cada vez mais originais. No Brasil, Cardozo dá assistência para vinícolas desde a Serra até a Campanha Gaúcha, chegando em Minas Gerais, isso sem falar de projetos em seu Uruguai natal, Argentina e Chile. Nessa conversa, conhecemos um pouco mais de sua trajetória e suas ideias.

LEIA TAMBÉM: Cheval des Andes: Entrevista com o diretor técnico Gerald Gabillet

Conheça os melhores vinhos da Estrelas do Brasil degustados recentemente pela Revista ADEGA

Vinho Enologia Alejandro Cardozo Brasil Campanha gaúcha Montevidéu EBV