Mapeamento de vinhedos permite maior avaliação na região de plantio
Redação Publicado em 26/08/2019, às 15h00 - Atualizado em 29/08/2019, às 16h12
Mapeamento por satélite foi realizado para o programa National Vineyard Scan
Um mapeamento por satélite financiado pela Wine Australia e conduzido pela Consilium Technology abarcou literalmente todos os vinhedos australianos em um programa chamado “National Vineyard Scan”. Curiosamente, descobriu-se que a área é 8% maior do que se pensava anteriormente.
Os novos dados substituirão a antiga pesquisa do setor do Departamento de Estatísticas da Austrália, que foi emitida pela última vez em 2015. Na época, o documento registrou 135.133 hectares de vinhas no país, mas o novo escaneamento mostrou que há 146.128 ha.
Leia mais:
+ A força do vinho australiano
+ Como o vinhedo determina a qualidade dos vinhos?
As regiões que “ganharam” mais vinhedos são: Barossa Valley, Riverland e Margaret River. Enquanto isso, Riverina e Murray Darling tiveram as reduções mais significativas. Outros dados interessantes da varredura incluem: o comprimento total de todas as linhas de videiras na Austrália é de 463.718 quilômetros – o suficiente para dar a volta na Terra 11 vezes –; a densidade média das linhas de videira foi de 3,17 km/ha e foram identificadas 75.961 parcelas individuais. A maior identificação geográfica é Riverland e a menor é Hastings River.
Além disso, o mapeamento permitiu uma avaliação das densidades de plantio por indicação geográfica e sub-regiões. A porcentagem de vinhedo dentro de cada subregião de IG também pode ser calculada agora. “Esta varredura fornece ao setor uma base muito boa para pesquisas de acompanhamento que serão realizadas nos próximos dois anos”, disse o CEO da Wine Australia, Andreas Clark.
Veja também:
+ Vinhos australianos avaliados pela ADEGA