Selecionamos alguns rótulos do Novo Mundo que envelhecem bem e enfrentam fácil mais de 10 anos de guarda
Redação Publicado em 21/08/2022, às 08h00
ADEGA traz uma seleção de rótulos do Novo Mundo com 10 anos ou mais de guarda que foram provados nos últimos anos.
Provas de que a evolução dos vinhos de fora do Velho Mundo pode, sim, ser muito boa e de que os consumidores não precisam ter medo de envelhecer suas garrafas em adega.
Confira a avaliação desses vinhos e vislumbre o potencial que eles podem apresentar.
Um ícone que nessa safra contou com 79% Cabernet Sauvignon, 19% Carménère, 6% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot, com 18 meses de estágio em barricas novas de carvalho francês. Mescla a elegância do 2015, com o frescor do 2016 e a intensidade do 2017. Aqui precisão e equilíbrio são as palavras de ordem. Consequência de uma safra excelente, que se comprova na taça. Um dos melhores Almaviva, senão o melhor, provado por ADEGA até hoje.
Quando degustado em 2021, nossos especialistas tiveram que criar coragem para meter o saca-rolhas nesse “young baby”. O vinho ainda foi decantado 3 horas antes de apreciá-lo. Mas a experiência foi deliciosa. O ano de 2016 foi uma grande safra em Napa e esse vinho estará no ponto em mais 10 anos e depois continuará excepcional, facilmente, por mais 15 anos.
Um clássico. Mergulhe no equilíbrio deste corte bordalês com sotaque sulamericano - 67% de Cabernet Sauvignon, 15% de Carménère, 8% de Malbec, 7% Petit Verdot e 3% Cabernet Franc. Pronto para hoje e para mais uma década.
A safra excepcional de 2018 no Chile é confirmada nesse tinto composto de 91% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 3% Merlot e 1% Petit Verdot, com estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês, sendo 72% novas e 28% de segundo uso. A mais precisa e refinada safra desse vinho, entre as melhores, senão a melhor edição provada até o momento.
Este corte de Merlot (34%), Tannat (25%), Cabernet Sauvignon (25%), mais pequenas partes de Petit Verdot, Cabernet Franc e Marselan, com estágio de 22 meses em barricas de carvalho. Estrutura e potência aliada a acidez vigorosa garantem a vida looonga desse vinho.