Revista ADEGA
Busca

Adega ou armário?

Sem adega. Onde devo guardar o vinho?

Exceto pelos vinhos de guarda, você precisa, basicamente, de um lugar fresco e longe do sol para guardar seu vinho


Para um repouso breve, um armário pode ser um bom local para guardar seus vinhos
Para um repouso breve, um armário pode ser um bom local para guardar seus vinhos
Você compra algumas garrafas – sempre um pouco a mais do que consome, convenhamos – e aí fica no impasse de onde estocá-las. No armário da cozinha? Na despensa? Na geladeira?
O ideal, todos sabem, seria uma adega climatizada, mas não é algo que todos têm em casa. E, sim, há boas alternativas.
  • Supondo que você comprou vinhos para serem consumidos em breve, em poucos meses, e não vinhos de guarda, você não precisa muito mais do que um lugar fresco e protegido do sol. Se a sua despensa não se torna uma “fornalha”, talvez ela possa servir.
  • Mas evite deixar os vinhos ao lado de condimentos. Com o tempo os aromas podem passar para o vinho através da rolha e estragar sua bebida.
  • Um armário? Sim, pode ser, mas a cozinha não é o melhor local – afinal, ela tende a esquentar e, às vezes, exalar aromas fortes.
  • A melhor opção é um local dentro da casa cujas paredes externas não recebam sol e a temperatura seja mantida mais ou estável durante o dia e a noite. Mas não esqueça o vinho lá eternamente. É para ser um repouso breve. 
  • Vai consumir em uma semana ou menos e realmente não tem onde guardar? Ou então colocou para gelar garrafas a mais do que consumiu?
Apesar de não ser o lugar ideal, a geladeira ainda pode ser usada nesses casos – desde que por pouco tempo.
  • Apesar de manter uma temperatura baixa, a geladeira também tem menos umidade do que o necessário e, em muitos casos, trepidações, algo altamente não recomendado.
  • A opção, no entanto, é melhor que colocar e tirar o vinho da geladeira (definitivamente não faça isso!), deixe-o lá por um tempo limitado.
  • Para servir, basta tirar um pouco antes para que chegue na temperatura ideal. 
  • No mais, se perceber que está comprando muito mais vinhos do que consome, ou se começar a comprar vinhos para evoluir alguns anos, invista em uma adega climatizada. Vale a pena.

Redação
Publicado em 15/07/2022, às 08h15 - Atualizado às 11h00


Mais Escola do vinho