Uma seleção de 10 dos vinhedos mais famosos de toda a Borgonha
por Arnaldo Grizzo
São 33 os vinhedos considerados Grand Cru na Borgonha. Só para lembrar, Grand Cru é a mais alta classificação local, seguida pelos Premier Cru, os Villages e, por fim, as denominações regionais. E devemos lembrar também, diferentemente de Bordeaux, aqui o que define a classificação é o vinhedo, não o produtor. E como um mesmo vinhedo pode ter diversos donos, muitos produtores podem produzir um mesmo Grand Cru.
Dos 33 Grand Crus borgonheses, 24 estão localizados em Côte de Nuits, oito na Côte de Beaune e um em Chablis. Ao todo, 550 hectares de vinhedos são da mais alta classificação, o que representa apenas 2% da área de vinhas plantadas na Borgonha. O vinhedo de maior área (excluindo os sete climats Grand Cru de Chablis) é Corton, com pouco mais de 97 hectares. O menor é La Romanée, com 0,84 hectare. A produção total de Grand Crus costuma ser próxima dos 2,5 milhões de garrafas, que não chega a 1,5% de toda a produção de vinhos da Borgonha.
Os Grand Cru são os vinhedos mais importantes da Borgonha. Suas delimitações começaram a ser apontadas ainda na Idade Média com os monges cistercienses. Após anos e anos de observações e análises, eles foram separando o que consideravam as melhores terras, de onde surgiam os melhores vinhos. As denominações, como as conhecemos hoje, foram quase todas oficializadas ainda no século XIX.
Então, se você quer saber o que a Borgonha possui de melhor, precisa conhecer os vinhedos Grand Cru. A maior parte deles é de tintos, porém, há diversos brancos tão icônicos quanto seus pares tintos. ADEGA resolveu então selecionar 10 vinhedos que você precisa conhecer e provar entre os 33 Grand Cru. Apesar de entender a relevância, evitamos selecionar os que são “monopólios”, ou seja, pertencentes a um único produtor. Confira os selecionados ordenados de norte a sul no mapa da Borgonha.
+lidas
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Qual o significado do vinho na Bíblia?
California cria certificado de sustentabilidade para seus vinicultores
Como harmonizar vinho e pratos: 10 Regras de Ouro e 5 Erros Comuns
Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?