Mais do que um destino turístico, Madri se consolidou como um dos melhores lugares da Europa para beber vinho

por Pedro Fadanelli
A capital espanhola vive um momento vibrante no mundo do vinho. Mais do que um destino turístico, Madri se consolidou como um dos melhores lugares da Europa para beber vinho, seja você um especialista ou apenas um apaixonado por bons rótulos.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Com uma vida noturna efervescente, a cidade abriga uma impressionante variedade de bares e restaurantes onde o vinho é protagonista. O serviço costuma ser exemplar, as cartas são cuidadosamente curadas, com rótulos de diversas regiões, safras disputadas e, muitas vezes, com vinhos maturados na própria casa, esperando o momento certo de serem abertos.
Para completar, os preços são acessíveis, principalmente quando comparados a outras capitais europeias. Se você está de malas prontas para Madri, aqui vão três paradas obrigatórias para tomar uma taça inesquecível.
LEIA TAMBÉM: Estudo aponta que vinho pode retardar sintomas da esclerose múltipla
Plaza de la Independencia, 6
Localizado ao lado do Parque do Retiro, o Berria impressiona pela seleção e pela experiência completa. No andar de cima, uma imensa adega climatizada com mais de 3.000 rótulos de todo o mundo domina o ambiente. A carta é um verdadeiro playground para os amantes do vinho, com ícones de Bordeaux e Borgonha, pequenos produtores espanhóis e champanhes raros.
A seleção em taça é ampla e muda constantemente, com serviço via Coravin. E um detalhe curioso e imperdível: até o banheiro é decorado com garrafas raras, exibidas com orgulho. Uma casa para quem quer beber muito bem em todos os sentidos.
Calle de Almadén, 9

Charmoso, despretensioso e muito bem localizado no bairro de Las Letras, o Ganz combina gastronomia e vinho com muita autenticidade. A carta privilegia pequenos produtores espanhóis, com foco em vinhos naturais e de mínima intervenção, mas sem radicalismos.
O ambiente acolhedor convida a tardes preguiçosas e conversas longas. O menu sazonal é enxuto e bem executado, pensado para harmonizar com as taças. Um endereço que representa bem o novo espírito de Madrid: qualidade, personalidade e um toque contemporâneo.

Calle de la Reina, 4
No coração do bairro Chueca, Angelita é uma referência quando o assunto é vinho em Madrid. Dividido em dois andares, com restaurante no térreo e cocktail bar no subsolo, o espaço é comandado pelos irmãos Villalón, apaixonados por vinho e hospitalidade.
A carta apresenta mais de 500 rótulos, com ênfase em vinhos espanhóis clássicos e contemporâneos. A seleção por taça muda com frequência e revela sempre ótimas surpresas. O serviço é caloroso e técnico na medida certa, e a cozinha também merece destaque, com pratos criativos e ingredientes locais.
Madrid está pronta para surpreender você com cada gole. Se a ideia é beber bem, com personalidade, e viver a cidade como um verdadeiro madrileño, esses bares são o melhor ponto de partida.