A fada verde

Em meio a polêmicas, e apenas recentemente fora da ilegalidade, o absinto ou a fada verde, tem alto teor alcoólico, cor e sabor marcantes

por Redação

A tonalidade verde do absinto remete à Belle Époque, o efervescente período que marcou o início do século XX, sob o resplendor da Revolução Industrial e do revolucionário levante artístico que marcou o surgimento do Romantismo. Época da vida boêmia pelos cafés e boulevards da Paris que renascia a cada dia; e o absinto passou a ser conhecido como La Fée Verte ou The Green Fairy, a fada madrinha da nova expressão artística que ali surgia.

Apesar de ser sempre relacionado à França, o absinto é uma criação suíça. Destilados, seus ingredientes compõem-se de anis e uma diversidade de ervas das quais se destaca a Artemisia absinthium, responsável pela polêmica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenas.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Sacramentos Sabina Syrah, o vinho brasileiro mais bem pontuado do Guia Descorchados 2022

A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês, Pierre Ordinaire, exilado na Suíça, utilizou a planta Artemisia absinthium para fabricar uma poção digestiva. Poucos anos depois, ele adicionou álcool à fórmula para potencializar seus efeitos.

O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche na Suíça e rapidamente atravessou fronteiras. Já carregava nessa época uma forte dose de mitologia. Espalhou-se a lenda de que suas virtudes iam muito além da cura dos males do estômago, tornando seus usuários mais bem-dispostos para o trabalho.

Por causa de seus poderes milagrosos e da sua cor esverdeada, os mais entusiasmados apelidaram-no de Fada Verde. Na antiguidade, a planta do absinto era um precioso elixir medicinal, recomendado por ninguém menos que o filósofo Hipócrates e o matemático Pitágoras.

Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde e Paul Verlaine escreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo em seus quadros...

Saiba mais

  • O absinto foi proibido por muitos anos na maioria dos países, voltando recentemente à legalidade;
  • A simples mistura com água ou álcool, das ervas que compõem o absinto, resulta num líquido extremamente amargo. Essa mistura amarga, ao ser destilada, adquire um sabor agradável, marcante. Seu aroma remete ao anis, à losna e outras ervas aromáticas;
  • Com teores alcoólicos de até 54%, a Fada Verde, como é chamada por seus entusiastas, não brinca em serviço;

*Consultoria: www.absinthe.com.br

Receitas com absinto*
A Original, à maneira do século XIX
  • 2 colheres pequenas de açúcar;
  • 1 dose de absinto; Em seguida, despeje lentamente água mineral dentro do copo.Absinto Tropical
  • 2 cubos de gelo;
  • 1 colher pequena de açúcar;
  • 2 doses de absinto; Complete com água de coco.Absinto Cítrico
  • 2 cubos de gelo;
  • 1/2 colher pequena de açúcar;
  • 1 dose de absinto; Complete com suco de laranja puro.
*Dose padrão: uma colher de sopa de absinto puro.

palavras chave

Notícias relacionadas