Vinícolas do sul estão celebrando a safra 2024, veja dicas de locais para aproveitar as festas
por Silvia Mascella
Um dos segmentos do turismo que mais cresceu nos últimos anos foi o 'turismo da experiência'. É aquele que leva o visitante um pouco além do simples fato de estar num local de interesse turístico. E no enoturismo, a época da vindima (ou colheita das uvas) é o momento onde a experiência chega ao seu ápice.
Nesta safra de 2024 são muitas as opções em variados estilos e locais. Veja algumas das indicações abaixo. É necessário reservar antes e quase todas as vinícolas oferecem as informações e reservas em seus sites e redes sociais.
LEIA TAMBÉM: Dicas para aproveitar as Festas da Vindima - Parte 1
A Denominação de Origem Vale dos Vinhedos ocupa uma área que abrange três municípios, o de Garibaldi, de Bento Gonçalves e o de Monte Belo do Sul. O último ocupa a parte mais elevada da DO e o centro da pequena e charmosa cidade fica bem no alto, com a tradicional praça e igreja matriz. É lá que entre os dias 25 e 28 de janeiro acontecerá 8a edição da Festa de Abertura da Vindima, com shows, exposição, distribuição e pisa das uvas, tudo de graça. Haverá também espaço enogastronômico, desfile de carros alegóricos e até torneio de bochas.
Em um cantinho discreto da estrada BR 470 em Bento Gonçalves (RS), a família proprietária da Vinícola Cainelli recebe os turistas aos finais de semana (até dia 3 de março) com uma visita ao delicado museu que agora ocupa a centenária casa familiar, em seguida, com o jovem enólogo Roberto Cainelli há explicações sobre processos e uma agradável caminhada até os vinhedos. Os participantes colhem as uvas e aproveitam o merendim (lanche típico dos colonos italianos), no retorno para a pisa das uvas há música tradicional ao vivo e degustação de vinhos.
LEIA TAMBÉM: Técnicas ancestrais de produção que sobrevivem até hoje
Para quem quer aliar hospedagem e passeio, o elegante Hotel e Spa do Vinho, numa das mais belas paisagens do Vale dos Vinhedos, também vai realizar sua festa da Vindima em fevereiro. E não muito longe do Vale, no mais antigo roteiro da Serra Gaúcha, o Caminhos de Pedra, a Pousada Cantelli tem uma programação todos os sábados que já inicia no café da manhã com cucas e polenta brustolada. Tem passeio de trator até o parreiral, colheita de uvas e produção de seu próprio suco de uva. Para descansar, hospede-se na própria pousada.
Saindo da região de Bento Gonçalves, na cidade de Farroupilha a Casa Perini vai realizar (aos sábados de fevereiro), na grande propriedade de Santos Anjos, a Saga da Uva, com colheita e pisa que recriam as técnicas utilizadas pelos imigrantes italianos que povoaram a região. Tem música ao vivo, mesa de antepastos, espumantes, vinho e suco, um passeio é para todas as idades.
O estado de Santa Catarina também irá celebrar a vindima, mas por conta da altitude e do clima, o começo da colheita fica para os meses de março e abril (dá tempo de se programar). Neste ano o grupo de produtores que compõe a associação Vinhos de Altitude vai abrir a festa em 1o de março, com o Vinho e Arte Festival no pavilhão do Parque da Maçã em São Joaquim. 18 vinícolas da região também vão oferecer tours e degustações, como a Villa Francioni que, no sábado 9 de março, terá visitação, e degustação durante o por do sol ao som de violino.