Estudo confirma que vinho tinto protege a saúde cardiovascular


Um estudo feito por investigadores clínicos da Universidade de Barcelona confirmou que o consumo moderado de vinho - até duas taças por dia - protege a saúde cardiovascular.

Tal benefício já era conhecido por alguns médicos. Porém, não se sabia se a condição era proveniente da ingestão de álcool ou dos polifenóis presentes no vinho. Após essa pesquisa, publicada no American Journal Clinical of Nutrition, descobriu-se que são os polifenóis os responsáveis pela melhora.

Os investigadores chegaram à conclusão depois analisar 300 pessoas, metade delas obesas e a outra metade de peso normal. Elas foram separadas em grupos, que beberam vinho tinto, tinto sem álcool ou gim. A análise, então, permitiu perceber que aqueles que consumiam vinho tinto, com ou sem álcool, apresentavam mais bactérias benéficas ao organismo.

Clique aqui para relembrar outros benefícios do vinho

"O benéfico, portanto, não é o álcool, mas sim o próprio vinho tinto. Ele modifica o funcionamento dos micro-organismos que vivem em nosso corpo. Mas o consumo deve ser moderado - uma ou duas taças por dia - e regular", explica Francisco Tinahones, líder do estudo.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Indústria do vinho cria jogo online para atrair jovens
+ China proíbe produtores nacionais de usar o termo "Champagne" em seus espumantes
+ Selfridges inaugura a maior loja de bebidas do mundo
+ Colombianos estão bebendo mais vinho
+ Consumo de vinho diminui chances de ter pedra no rim

Da redação

Publicado em 31 de Maio de 2013 às 10:49


Notícias