Exportação de vinhos finos brasileiros cresce 23% em 2012


Durante o ano passado, o Brasil computou um crescimento de 23% no volume de vinhos enviados para o exterior, mudança que também foi vista no valor dos produtos vendidos, que cresceu 6%.

Entre os países de maior importância para as vinícolas brasileiras, o que mais se destaca é a China, que, até 2010, não tinha grande importância para o Brasil, mas que, nos últimos dois anos, passou a integrar o primeiro lugar quando o assunto é exportação de vinho fino engarrafado. Só em 2012, a alta em relação ao valor exportado em 2011 foi de 66%, chegando aos 621 mil dólares. Já em termos de volume, a melhora foi de 59%.

Outro país de grande destaque no ano de 2012 foi a Rússia, que, em razão de uma operação denominada Prêmio de Escoamento de Produção (PEP), realizada em caráter excepcional no ano passado, importou mais de 2,7 milhões de litros de vinho a granel brasileiro.  

Logo após os dois países, os outros três principais mercados para o vinho nacional são os Países Baixos, Reino Unido e EUA, segundo dados da Wines of Brasil.

Mais notícias sobre vinhos...

Empresa francesa lança vinho em lata

Nova Zelândia declara 2013 como "uma safra a ser lembrada"

Site de encontros para amantes de vinho será lançado em breve

Krug não lançará safra de 2012

Sete tatuagens de vinho para admirar

Da redação

Publicado em 17 de Junho de 2013 às 07:46


Notícias