por Redação
Durante o ano passado, o Brasil computou um crescimento de 23% no volume de vinhos enviados para o exterior, mudança que também foi vista no valor dos produtos vendidos, que cresceu 6%.
Entre os países de maior importância para as vinícolas brasileiras, o que mais se destaca é a China, que, até 2010, não tinha grande importância para o Brasil, mas que, nos últimos dois anos, passou a integrar o primeiro lugar quando o assunto é exportação de vinho fino engarrafado. Só em 2012, a alta em relação ao valor exportado em 2011 foi de 66%, chegando aos 621 mil dólares. Já em termos de volume, a melhora foi de 59%.
Outro país de grande destaque no ano de 2012 foi a Rússia, que, em razão de uma operação denominada Prêmio de Escoamento de Produção (PEP), realizada em caráter excepcional no ano passado, importou mais de 2,7 milhões de litros de vinho a granel brasileiro.
Logo após os dois países, os outros três principais mercados para o vinho nacional são os Países Baixos, Reino Unido e EUA, segundo dados da Wines of Brasil.
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