Café - 15.Dez - Saúde

Estudo indica que café não cura ressaca


Diferente do que era pensado, apesar dos muitos benefícios do café, curar ressaca não é um deles. Um estudo publicado na revista Behavioural Neuroscience desmentiu essa tese, que era adotada por muitos 'beberrões'.

O café não tem poder de cortar os efeitos do álcool
O trabalho, realizado com ratos de laboratório, revelou que apesar de o café proporcionar uma sensação de recuperação dos sentidos, isso não passa de uma ilusão, e na verdade, a ingestão de cafeína (seja em café ou em qualquer outra bebida) pode aumentar o risco de intoxicação.

O Dr. Thomas Gould, da Universidade de Temple, na Filadélfia, afirmou que é necessário desvincular o café com a sobriedade: "É importante que esse mito seja quebrado, porque a combinação de cafeína e álcool pode levar a situações de perigo com conseqüências desastrosas", explicou.

Segundo Gould, é mais provável que uma pessoa que consumiu álcool e que esteja se sentindo cansada reconheça que não está bem e evite dirigir, por exemplo, do que outro alguém que se sinta elétrico e disposto.

Por isso, o melhor a fazer é esperar o efeito do álcool passar para não colocar em risco nem a vida e nem a saúde, e tomar o seu cafezinho depois.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Vietnã deve fechar o ano com aumento de 15% nas exportações de café

+ Café pode agir contra câncer de próstata

+ Chineses estão bebendo mais café

+ Consumo de café no Brasil pode crescer até 8% em 2009

+ Costa Rica comemora nível de consumo mundial

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2009 às 12:45


Notícias