Eventos do mundo vitivinícola


fotos: divulgação title=

JAMES BOND
A parceria entre o champanhe Bollinger e o agente secreto James Bond acaba de completar 35 anos. A bebida é destaque em 12 filmes da série do espião; desde o primeiro "Viva e Deixe Morrer", estrelado por Roger Moore em 1973, até o mais recente "Quantum of Solace", com Daniel Craig. Bollinger - fundada em 1829 - foi uma das poucas marcas a receberem as máximas cinco estrelas de Robert Parker, e a mais alta nota já concedida pelo crítico a um champanhe (98 pontos).

NATAL DO VINHO
Neste ano, a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves (RS) promove a primeira edição do "Natal do Vinho". A decoração natalina da "Capital Brasileira do Vinho" será composta por artigos vitivinícolas como uvas, garrafas, cálices e rolhas. Após a retirada dos enfeites, pequenas modificações serão feitas para que eles possam ser reutilizados na ornamentação da cidade durante a feira- festa Fenavinho Brasil, que será de 30 de janeiro a 24 de fevereiro de 2009.

 title=

CHEGADA COM ESTILO
O Beaujolais Nouveau é um vinho francês com uma tradição peculiar: as garrafas de suas novas safras são abertas no mesmo dia no mundo todo. Todo ano, a França monta uma grande operação comercial e de marketing para enviar milhões de unidades a mais de cem países. No Brasil, a comemoração, que se deu em 20 de novembro, ocorreu em diversos restaurantes de São Paulo.

FEITOS NA PRISÃO
A penitenciária portuguesa "Pinheiro da Cruz" inovou ao utilizar o trabalho de seus prisioneiros para produzir vinhos. O programa começou nos anos 50 como trabalho manual para os detentos, mas evoluiu para um sistema de recompensa aos mais bem comportados. A cadeia produz cerca de 2.800 caixas de vinho tinto e 550 caixas de vinho branco por ano, o que gera cerca de 100.000 euros de rendimento para o lugar.

VINHO DIETÉTICO
A vinícola Château Thomas em Indiana, Estados Unidos, lançou o rótulo Slender - traduzido como "delgado" -, que é apresentado como um vinho "livre de açúcar, gorduras e carboidratos". Ele é elaborado para diabéticos ou pessoas de dieta. O vinho é fermentado até converter a maioria do açúcar em álcool; em seguida, um adoçante de zero caloria é adicionado para imitar o efeito do sabor residual do açúcar.

VINHO = MENOS ALZHEIMER
De acordo com um estudo da Universidade Gothenburg, na Suécia, o vinho pode proteger contra demência, inclusive a doença de Alzheimer. A pesquisa, que começou em 1968, acompanhou os hábitos de vida e bebida de 1.458 mulheres. Os resultados mostraram que, dentro do grupo que bebia vinho, houve um número bastante inferior de incidências da doença aos que consumiam cerveja ou outras bebidas alcoólicas.

 title=

CARNAVAL PARA ENÓFILOS
O grupo "Degustadores sem Fronteiras" oferece uma oportunidade de viagem para os enófilos no Carnaval de 2009: visitar as vinícolas e provar os vinhos da Argentina e do Chile. Um dos destaques da programação é a participação na colheita de uvas da nova safra da vinícola Família Zuccardi. A excursão é do dia 22 de fevereiro a 1º março de 2009. Para mais informações: (11) 3287-1703.

BOA CAUSA
A "Sociedade Melhores Amigos dos Animais" - organização norte-americana que resgata animais - está angariando fundos para cuidar de pit bulls retirados de um ringue de briga de cachorros no ano passado. Alguns artistas criaram uma série de pinturas com a imagem dos caninos para virarem rótulos dos vinhos da vinícola Carivintas da Califórnia. Serão doados 10% do valor de cada garrafa vendida para a associação.

INVESTINDO ALTO
O grupo Famiglia Valduga acaba de abrir uma nova empresa, a Domno do Brasil. O projeto investe em dois segmentos: a importação de vinhos - em parceria com o argentino Carlos Pulenta, da vinícola Luján de Cuyo (Mendoza) -, e a elaboração e exportação de espumantes - em que pretende produzir novas linhas, começando com a Alto Vale, adquirida da Famiglia Valduga. O pré-lançamento da Domno ocorreu na Expovinis 2008, onde a companhia apresentou também sua primeira marca própria de espumante, a .Nero.

MERCADO EM ALTA
O mercado brasileiro de espumantes pode comemorar: a estimativa é de encerrar o ano com vendas mais elevadas que 2007. A Miolo Wine Group projeta um aumento de 20%, com 2,1 milhões de garrafas comercializadas; já o grupo LVMH, da Chandon e Veuve Clicquot, aumentou em 8% suas vendas; e a Cooperativa Vinícola Aurora também estima 20% de avanço. Esse desempenho positivo é devido à demanda crescente de borbulhantes pelo consumidor brasileiro e ao investimento das vinícolas na melhoria de seus rótulos.

#Q#
 title=
Parte dos golfistas presentes ao GT Brasil 2008
 title=
Marcelo Copello ministra palestra e dirige degustação de vinhos
 title=
Duplas campeã e vice do torneio de tênis A chef Marta Góes e seus pratos


Da redação

Publicado em 9 de Dezembro de 2008 às 10:04


Mundovino

Artigo publicado nesta revista